Curso de manutenção de máquinas pesadas muda a realidade de 13 jovens de Sinop
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ao longo dos dois anos de curso de Aprendizagem Técnica de Manutenção em Máquinas Pesadas, a jovem Dyenifer Batista de Araújo, de apenas 21 anos, não se deixou abater e agora, com o certificado na mão, tornou-se não só uma profissional qualificada, como também contratada pelo Grupo Bom Futuro, um dos parceiros do programa de formação.
Dyenifer é uma entre os treze alunos da parceria entre Grupo Bom Futuro, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), que receberam o certificado do curso durante a formatura realizada na noite desta quarta-feira (08.05), em Sinop.
A jovem que atuou na Fazenda Tupi Barão, em Ipiranga do Norte e aprendeu na prática o dia a dia de um profissional de manutenção em máquinas pesadas e, além do aprendizado, conquistou o apoio de outros funcionários da fazenda que acreditaram no seu potencial. Agora, ela reconhece que existe uma Dyenifer antes e outra após a formação.
“A Dyenifer antes do curso estava totalmente despreparada, estava com insegurança, com medo, não sabia se ia terminar ou se ia desistir. Hoje, a Dyenifer que está aqui é uma Dyenifer que está preparada, que foi efetivada. Que Deus capacitou para estar aqui, que passou por muitas coisas. Então, essa é a Dyenifer forte em Jesus Cristo e no nosso Pai do Céu”.
Quem também viu no curso uma oportunidade para expandir seus horizontes foi Michael Ramos da Silva, de 20 anos. Ele reconhece que a formação gera qualificação e principalmente perspectiva de futuro, já que a todo momento os alunos são estimulados ao crescimento e ao aprimoramento pessoal e profissional. Orgulhosos, os familiares de Michael testemunharam esse momento tão significativo para a vida de qualquer pessoa, que é a formatura.
“A família é tudo nessa vida, né? Sem eles a gente não consegue alcançar nada. Desde a infância, o crescimento, a vida adulta, eles são muito importantes para a nossa carreira também”, reconheceu Michael.
Essa foi a primeira turma da parceria realizada em Sinop. No entanto, o programa já existe desde 2021 e oferta cursos técnicos com duração de 18 a 20 meses, com aulas teóricas e práticas. Disciplinas como sistemas embarcados, hidráulica, pneumática, motores à diesel e elétrica aplicada a máquinas pesadas foram algumas vistas pelos alunos de Sinop.
Além de destacar a importância da parceria para a formação de jovens para o mercado de trabalho, o superintendente do Senar MT, José Luiz Fidelis, fez questão de deixar uma mensagem aos formandos.
“Nós temos uma turma que começou com 24 ou 25 alunos e hoje nós estamos formando 13. A gente tem a certeza de que esse pessoal vai ser absorvido pelo mercado e desejo sucesso para eles porque capacidade eles têm, e nós sabemos que o Senai junto com o Senar sabe fazer isso muito bem”.
Já a coordenadora de RH da Bom Futuro, Ana Paula Marchi, lembrou os formandos sobre os valores aprendidos dentro da empresa e do quanto será gratificante que os formandos os carreguem em suas vidas.
“É uma honra testemunhar o desenvolvimento de vocês. Estive lá no processo seletivo e quando eu olho para trás eu posso visualizar o Thiago Goecks, que é meu gerente sonhando este projeto. E o meu grande desejo é que vocês saiam para este mundo e que vocês carreguem os valores, como alimentar e prover o mundo, que esse é o grande objetivo da Bom Futuro”, destacou Ana Paula.
A gerente da unidade do Senai em Sinop, Bruna Souza, comemorou a certificação dos 13 alunos evidenciando a necessidade de mão de obra qualificada, tão necessária na região norte do estado.
“Essa parceria trouxe grandes ganhos, porque a gente conseguiu intensificar e unir forças para formar esses jovens e também para atender o mercado, no caso a Bom Futuro, que precisa de profissionais formados nessa área. O agro demanda de muita mão de obra e principalmente aqui no norte de Mato Grosso, a escassez é bem maior do que outras regiões”, disse Bruna.
Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice-presidente da Famato, Ilso José Redivo, o coordenador técnico da Bom Futuro, Alexandre Barazetti e a coordenadora de Manutenção Agrícola da Bom Futuro, Larissa Anghinoni.
Texto: Julia Oviedo