Agro.ind: Solução apresentada por startup aumenta em até 40 vezes produtividade de medição de amostras da Root BR - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Agro.ind: Solução apresentada por startup aumenta em até 40 vezes produtividade de medição de amostras da Root BR

17/06/2024 - 08h53
Reunião de encerramento do projeto com a Root BR e a Mogai
Reunião de encerramento do projeto com a Root BR e
a Mogai

O encerramento do primeiro programa de inovação aberta de Mato Grosso, o Agro.ind, uma iniciativa do Instituto Senai de Tecnologia, por meio do Senai Hub, resultou em uma solução que eleva em até 40 vezes a produtividade da medição de amostras de flocos de soja, utilizados para a produção de óleo da Root BR, uma agroindústria mato-grossense.

O desafio proposto pela empresa foi a criação de um sistema automático para mensuração da espessura de flocos de soja. A solução proposta pela startup Mogai foi então a apresentação de um equipamento de câmera 3D de fácil manuseio que realiza a medição de amostras com centenas de flocos automaticamente.

O processo começa com a operadora coletando amostras da produção e ajustando-as em um posicionador de flocos. Essas amostras são então analisadas por câmeras internas que capturam imagens para o sistema.

Um computador conectado diretamente ao equipamento processa as imagens capturadas e as analisa. O software desenvolvido é manuseado pelo operador para controlar o equipamento e realizar a captura e processamento das imagens​​.

A princípio, a meta da Mogai era o aumento da produtividade em até 10 vezes, mas este resultado foi superado, aumentando em 40 vezes e realizando o processo em segundos.

Segundo o analista de Produtos da Mogai, Leon Moreti de Sousa, a solução gerou agilidade na obtenção de medidas, aumento da precisão e resultados mais representativos, uma amostragem maior e uma probabilidade menor de escolhas tendenciosas, além de todo processo ser auditável.

Para a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, o Agro.ind está cumprindo seu papel de conexão entre empresas e startups, gerando inovação nestas empresas e resultados satisfatórios para ambos.

“O grande desafio da inovação aberta não é só desenvolver o projeto, mas principalmente ter uma boa colaboração entre as empresas. Agradeço em especial à Root BR porque foi o primeiro programa de inovação aberta que a gente fez aqui, então a empresa que acredita no primeiro já tem essa característica do pioneirismo”, disse Naiara.

O programa

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.

Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940