Agro.ind: Startup desenvolve sensor e software que automatizam processo de medição da umidade na produção da indústria Root BR - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Agro.ind: Startup desenvolve sensor e software que automatizam processo de medição da umidade na produção da indústria Root BR

20/06/2024 - 08h18
Reunião de encerramento entre a Root BR e a DC Tecnologia
Reunião de encerramento entre a Root BR e a DC
Tecnologia

A automação de um dos processos de qualidade é um dos desafios que a indústria Root BR propôs ao integrar o primeiro programa de inovação aberta de Mato Grosso, o Agro.ind, uma iniciativa do Instituto Senai de Tecnologia, por meio do Senai Hub.

Com isso, uma solução foi proposta pela startup DC Tecnologia: a instalação de sensores para a coleta de informações que alimentam um software e geram informações em tempo real, em especial sobre a umidade do farelo de soja produzido.

O farelo de soja é um subproduto obtido após a extração do óleo de soja das sementes. Este subproduto também é comercializado, tendo ampla utilização na indústria de ração animal devido ao seu alto valor nutricional, principalmente como uma fonte rica em proteína.

O controle de qualidade da umidade do farelo de soja é primordial, pois garante a manutenção do valor nutricional, a segurança do produto e a sua durabilidade durante o transporte e armazenamento. Níveis adequados de umidade previnem o desenvolvimento de mofo e fungos, evitando a contaminação por micotoxinas que podem prejudicar a saúde dos animais e comprometer a qualidade da ração.

Além disso, o controle rigoroso da umidade assegura a conformidade com os padrões internacionais de qualidade, essencial para acessar e manter mercados globais, e otimiza os custos logísticos ao evitar o excesso de peso e a deterioração do farelo, protegendo os interesses econômicos dos produtores e exportadores.

Todo o processo de coleta e análise da umidade do farelo, até então, é feito de forma manual, com amostras coletadas de hora em hora in loco no setor fabril e tempo de análise de até 4 horas.

Com a solução da DC Tecnologia, a Root BR tem acesso às informações de umidade em tempo real coletadas por sensores de forma automatizada, o que resulta não só a resposta rápida aos desvios do padrão para evitar possíveis contaminações de lotes já aprovados no estoque, como também a eficiência no processo e o aumento da segurança dos colaboradores, que não precisarão adentrar a área classificada com frequência para realizar o processo de coleta.

A coordenadora de Qualidade da Root BR, Fernanda Viero, explicou que a razão principal para o desenvolvimento do projeto junto à DC Tecnologia é a resposta imediata que a solução pode trazer para evitar possíveis erros, como por exemplo a contaminações do produto.

“O objetivo principal do sensor para nós hoje é ter uma ação imediata em caso de desvio. Com um sensor calibrado para essa medição em tempo real, conseguimos ter agilidade na tomada de decisão para não contaminar estoques já validados”, disse.

A DC Tecnologia já havia desenvolvido um modelo semelhante que foi aplicado em produções de arroz e milho, mas foi a primeira vez que desenvolveu tendo como produto principal o farelo de soja. Para o representante da DC Tecnologia, Renato Silva Rebelo, o contato com a Root BR foi importante para entender a real necessidade da automação da produção da empresa.

“A gente compreendeu a necessidade e a importância da medição em tempo real de diversos setores da linha de produção da indústria, como os níveis da temperatura e umidade. E essa prova de conceito mostrou um resultado muito interessante, fazendo com que entendêssemos como captar essas informações utilizando um equipamento desenvolvido internamente e especialmente para suportar as altas temperaturas do processo”, disse Renato.

O programa

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.

Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940