Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso apresenta projeto em feira internacional de food tech - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso apresenta projeto em feira internacional de food tech

17/07/2024 - 08h41
Chicago IFT First
Missão BTEC marcou presença na IFT First, uma das
maiores feiras de alimentos do mundo

A Missão Brazilian Techs Connection (BTEC) marcou presença na IFT First - Food Improved by Research, Science, and Technology, uma das maiores feiras de alimentos do mundo. A feira, que ocorre anualmente em Chicago, é um evento internacional que reúne pesquisadores, cientistas, engenheiros e empreendedores para discutir soluções científicas e inovações para o setor de alimentos.

O grupo brasileiro teve a oportunidade de visitar estandes, estabelecer conexões e explorar as mais recentes inovações no setor de produção de alimentos do mundo.

Entre os destaques da participação brasileira, a apresentação da consultora do Instituto Senai de Tecnologia, Ana Luiza Trovo, com uma pesquisa que transforma o DDG - grãos secos de destilaria (DDG na sigla em inglês) em alimento plant-based.

Chicago IFT First
Equipe do Instituto Senai de Tecnologia com o
presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e o
diretor do Senai, Carlos Braguini

Mato Grosso é hoje o maior produtor do Brasil de etanol a partir da matéria-prima milho, processo que tem como produto secundário o DDG, um alimento altamente proteico que tem sido utilização para a produção de alimentação animal.

Segundo a cientista, a ideia de pesquisar a transformação desse produto surgiu do crescente consumo de alimentos à base de ingredientes vegetais no mundo, oferecendo uma nova forma de agregar valor aos materiais industriais e oferecer o que o mercado precisa.

Chicago IFT First
Presidente do Sistema Famato, Vilmondes, lidera junto
com o presidente do Sistema Fiemt, Silvio, missão BTEC

“Hoje a grande parte do que é produzido em Mato Grosso consiste em matéria-prima. Esse projeto pode aumentar nosso portfólio de produtos acabados e consequentemente com um valor agregado maior, colocando a indústria de MT em destaque”, explicou Ana Luiza.

A solução desenvolvida por Ana Luiza e sua equipe não só potencializa a indústria do estado, mas também abre possibilidades para Mato Grosso se tornar um grande produtor de alimentos plant-based, alinhando-se às tendências de consumo global e expandindo para novos mercados.

Para o Diretor Regional do Senai Mato Grosso, a participação de Mato Grosso como “Speaker” – apresentando uma pesquisa – nesta feira de renome mundial em inovações e tendências traz relevância e oportunidades para o estado.

“Hoje é um dia muito especial para nós. Esta é uma oportunidade valiosa para que nossos pesquisadores ampliem as fronteiras do conhecimento, levando suas descobertas além de nossas fronteiras. Participar de uma feira desta magnitude não só nos permite compartilhar nosso saber, mas também traz de volta conhecimentos valiosos para o Brasil e para Mato Grosso, fortalecendo nossa capacidade de sermos cada vez mais relevantes para a agroindústria do estado

Chicago IFT First
A consultora do Instituto Senai de Tecnologia, Ana Luiza
Trovo, apresentou pesquisa que transforma o DDG em
alimento plant-based

BTEC

O Brazilian Techs Connection é um programa que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da agroindústria por meio da promoção de conexões de negócios entre empresas startups de tecnologia brasileiras para o agronegócio com a região Illinois, nos Estados Unidos.

É realizado pelo Sistema Fiemt, por meio do Senai MT e Instituto Senai de Tecnologia de MT, com o apoio do Senai Rio Grande do Sul, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada Brasileira em Chicago.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940