Projeto inovador do Senai MT recebe Prêmio IEL de Talentos
Idealizado para qualificar e preparar novos instrutores para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), o projeto In.Pulse 4.0, foi reconhecido como “projeto inovador” pelo Prêmio IEL de Talentos, etapa regional, nesta sexta-feira (23.08), em Cuiabá.
O In.Pulse 4.0 foi uma iniciativa pensada para preparar profissionais capazes de convergir atuação em sala de aula aos conceitos da indústria 4.0. O projeto conectou o conhecimento acadêmico com prática mercadológica desenvolvendo a carreira de bolsistas recém formados nos eixos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Representada pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, a instituição foi classificada em 1º lugar após apreciação de avaliadores. Braguini destacou que o projeto potencializou jovens recém-formados fortalecendo o mercado de trabalho de todo o estado e por isso é tão inovador.
“Não só preparar profissionais para atuarem como instrutores do Senai MT, mas o In.Pulse contribuiu para elevar o nível de qualificação em Mato Grosso. Se nós conseguimos multiplicar esse projeto por 10 e indo cada vez mais longe vamos de fato transformar vidas e trabalhar pela evolução do mundo do trabalho em toda a sociedade”, reforça Braguini.
O prêmio é realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e em 2024 reconhece práticas inovadoras em 16 estados de instituições de ensino técnico e superior, que promovem práticas inovadoras de estágio e apoiam a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
A superintendente do IEL MT, Fernanda Campos, agradeceu a confiança do Senai MT pela realização conjunta do projeto e por ter viabilizado que o IEL pudesse contribuir diretamente na seleção, formação e encaminhamento para o trabalho.
“A missão do IEL é conectar o estagiário, o jovem, o bolsista com o mercado de trabalho e com esse projeto conseguimos unificar o que as duas instituições têm de melhor e com isso inovar na forma de contribuir com a empregabilidade e profissionalização do estado. Para nós, é um dia muito especial e motivo de muito orgulho”, pontua Fernanda.
José Vitor de Miranda Xavier, bolsista autor do projeto, também recebeu o reconhecimento do IEL. O profissional atua como instrutor do Senai MT, na unidade de Barra do Bugres, e participou de todas as etapas do projeto.
“O In.Pulse foi um projeto que mudou a minha vida e de todos que participaram dele. A premiação é muito gratificante para mim porque não carrego só o meu nome ou da instituição, mas de todos que participaram comigo desse projeto. Foi nítido a transformação que esse projeto nos deu tanto pessoal quando profissional”, afirma José Vitor.
Prêmio IEL de Talentos
A premiação foi criada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em 2005 e reconhece iniciativas inovadoras excepcionais realizadas por empresas, bolsistas, estagiários, além de projetos e artigos em todo o Brasil.
O Prêmio IEL de Talentos tem etapas regionais e é dividido em cinco categorias: “Estagiário Inovador”, “Empresa Inovadora”, “Educação Inovadora”, “Artigo Inovador” e “Projeto Inovador”.
Até o dia 18 de setembro, a premiação será realizada em 16 estados e os classificados disputam a etapa nacional no dia 6 de novembro em Fortaleza (CE).
Texto: Amanda Simeone