Senai MT já iniciou atendimento de 113 empresas pelo Brasil Mais Produtivo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), já iniciou o atendimento às micro, pequenas e médias indústrias pelo programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal que pretende elevar a produtividade e gerar transformação digital em empresas brasileiras.
Em Mato Grosso, 167 micro e pequenas indústrias serão atendidas, além de sete indústrias de médio porte, por meio das consultorias e cursos em manufatura enxuta e eficiência energética. São indústrias dos segmentos de vestuário, alimentos e bebidas, construção civil, metal mecânica e base florestal.
Deste montante, o IST MT já iniciou o atendimento de 113 empresas, sendo que 33 já foram finalizados e 80 atendimentos ainda estão em andamento. Algumas das empresas atendidas foram: Brita Guia, Moinho Régio, New Blocos, Stamp, Panificadora Buriti, entre outras.
Entre os atendimentos finalizados está da New Blocos, empresa especializada em artefatos de concreto, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá. O gerente geral, Everton Furegatto, avaliou positivamente a consultoria, destacando que as melhorias já estão sendo adotadas na empresa, o que agregou muito no dia a dia.
“Primeiramente quero agradecer a oportunidade dessa melhoria de nosso empreendimento realizada pelo Senai e dizer que para nós a consultoria foi realmente importante. Nós conseguimos identificar vários pontos onde nós poderíamos fazer melhorias. Algumas coisas já conseguimos colocar em prática e outras já estão em desenvolvimento.
No caso da New Blocos, que é considerada uma microempresa, o atendimento foi voltado à manufatura enxuta, em um total de 76 horas de consultoria. A manufatura enxuta, também conhecido pelo termo em inglês “Lean Manufacturing”, tem como objetivo tornar as operações mais eficientes e eficazes, eliminando tudo o que não agrega valor ao produto final.
Outra consultoria também realizada pelo IST é a de eficiência energética, que busca reduzir o consumo energético, diminuindo custos e mitigando impactos ambientais, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Parceiros do programa
O Novo Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Texto: Julia Oviedo