Senai MT oferta mais de 3.800 vagas em cursos gratuitos para alunos do Ensino Médio em parceria com Seduc
Jovens em busca de qualificação profissional que ainda estão cursando o ensino médio em escolas estaduais de MT são o público-alvo de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Ao todo, são 3.840 vagas gratuitas em sete cursos de qualificação, ofertados nas 13 unidades do Senai MT, localizadas em 12 municípios.
As formações possuem carga horária de 160 horas, aproximadamente dois meses, sendo ofertados os seguintes cursos: Assistente Administrativo com Informática, Assistente de Controle de Qualidade com Informática, Assistente de Recursos Humanos com Informática, Controlador e Programador de Produção, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computadores e Operador de Computador.
Para se matricular, é necessário estar cursando o ensino médio em uma escola da rede estadual (Seduc-MT). O aluno menor de 18 anos deve procurar uma unidade do Senai MT junto dos responsáveis, com RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.
A gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira, explica que a inserção do jovem no mercado de trabalho é um desafio crescente nos dias de hoje. “Esses cursos surgem como uma opção de qualificação profissional para que esses jovens sejam inseridos no mercado de trabalho”, disse Jocely.
Além disso, ela ainda ressalta que além do conhecimento aliado ao mercado de trabalho, os cursos também propiciam o autoconhecimento e a identidade profissional destes jovens. “Ao se qualificarem, os estudantes têm a oportunidade de descobrir suas paixões e talentos, o que pode direcionar suas escolhas futuras, seja no mercado de trabalho ou em uma formação acadêmica superior”.
Mais informações: 0800 777 9737.
Texto: Julia Oviedo