Novidade: Senai MT reformula programa voltado a jovens aprendizes
A indústria mato-grossense vive um novo momento quanto à tecnologia e inovação. Neste contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) está reformulando a aprendizagem profissional, também conhecida como programa jovem aprendiz, voltado a jovens de 14 a 24 anos.
Nesta quarta-feira (18.09), 36 alunos iniciaram o curso de Aprendizagem em Operador de Processos Logísticos, desta vez com essa nova proposta do Senai MT. A aula inaugural também contou com a participação das nove empresas parceiras, onde estes jovens irão atuar como aprendizes, entre elas a Caieira Mineração, Vidraçaria Guaporé, Genesis Distribuidora de Vidros, SB Construções, SM Empreendimentos, Mineração Aricá, Lotufo Engenharia e Construções, Multibar Promoção de Vendas, Fermat Indústria e Comércio de Perfis, Fiemt e IEL/MT.
Entre as principais mudanças dessa nova fase da aprendizagem estão o Recruta Senai, que é o serviço de recrutamento e seleção de jovens talentos, a adoção de um kit boas-vindas aos alunos, o Conecta Senai, que é o aprendizado na prática, tendo como estratégias visitas, palestras e workshops, entre outras.
“Esta iniciativa não apenas reafirma nosso compromisso com a busca incessante pela excelência, mas também visa aumentar a competitividade da nossa indústria, destacando ainda a importância dessa evolução, onde o programa de Aprendizagem Profissional do Senai desempenha papel fundamental, na preparação de jovens, para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho atual e futuro”, afirmou a gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira.
Além da entrega do kit boas-vindas, composto por caderno, copo, uniforme e outros materiais que propiciam a entrada do jovem aprendiz no mundo da aprendizagem, cada um deles também receberam um crachá, que segundo Jocely Nogueira, é uma maneira destes jovens se conectar com o Senai e as empresas que o contratou, além de se sentirem acolhidos neste início de suas carreiras profissionais.
Em continuidade as atividades, neste primeiro dia, os alunos também fizeram um tour pela unidade escolar do Senai Porto e tiveram uma aula prática onde a proposta era a confecção do brasão da turma, feito pelos próprios alunos, no Senai Lab.
De jovem aprendiz a profissional contratada
Entre as profissionais das empresas contratantes presentes na aula inaugural, o destaque foi a auxiliar de RH da Guaporé, Ana Julia Arruda. Isso porque Ana Julia também iniciou sua trajetória na empresa como jovem aprendiz e hoje é contratada pela empresa e, além disso, faz faculdade de Administração de Empresas.
Ana Julia relembra que sua trajetória no programa de aprendizagem do Senai iniciou com pouco interesse da parte dela, mas que com o tempo e com sua dedicação, o interesse foi crescendo, assim como seu potencial de conquistar uma vaga na empresa.
“Durante esse tempo percebi um grande desenvolvimento pessoal e profissional em mim. Quando entrei para o programa de aprendizagem eu tinha pouco interesse, mas com o tempo fui me desenvolvendo. Hoje em dia faço faculdade de Administração e acho a área de Recursos Humanos muito interessante porque consigo lidar com pessoas”, conta a profissional.
Para os jovens aprendizes que estão começando sua trajetória profissional, Ana Julia destaca que o esforço e a dedicação são fundamentais para conquistar um espaço no mundo do trabalho.
“Se esforce! Não tenha medo, nem vergonha e conte com os profissionais do Senai, que apoiam bastante a gente. Vale destacar que tudo que a gente aprende no programa de aprendizagem, a gente vai usar na empresa. Em suma, se esforcem, se dediquem e respeitem os profissionais que estão ensinando vocês”, aconselhou.
Texto: Julia Oviedo