Agro.ind: Entenda como startups contribuíram com a inovação de agroindústrias de MT - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Agro.ind: Entenda como startups contribuíram com a inovação de agroindústrias de MT

01/10/2024 - 10h43
.
Barralcool foi uma das agroindústrias participantes da
primeira edição

Treze startups de todo o país contribuíram com a inovação de sete agroindústrias mato-grossenses durante a realização do programa Agro.ind, uma iniciativa do Senai Hub, por meio do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT). O programa reuniu 19 desafios vividos por estas indústrias, que foram solucionados pelas startups inscritas no programa. Confira alguns destes cases:

Medição do estoque de etanol

Um dos desafios enfrentados pela Barralcool era a medição dos tanques de etanol, que até então era realizada de forma manual, com o deslocamento de um funcionário para fazer esse processo. Mesmo com equipamentos de segurança, a prática manual trazia riscos aos colaboradores e era mais demorada.

A startup Mogai então desenvolveu um equipamento portátil, que por meio de sensores infravermelhos, realizavam essa medição de forma automática. O equipamento é capaz de captar a altura do líquido dentro do tanque a partir de uma distância segura e sem necessidade de contato direto.

Quantificação e volumetria de toras de teca

O cálculo de quantificação e volumetria de toras de teca da TRC era um dos desafios propostos no programa. A startup Devix criou uma solução chamada Geotag, que se utiliza da inteligência artificial e por meio da análise de fotos das toras empilhadas gera os resultados necessários, como o cálculo de toras, detectando-as de forma individual.

A medição era feita de forma manual, com a utilização de fitas e trenas. A solução desenvolvida pela startup não só automatizou o processo, como também reduziu em 70% o tempo gasto para a medição das toras.

Mensuração da espessura de flocos de soja

O desafio proposto pela Root BR foi a criação de um sistema automático para mensuração da espessura dos flocos de soja. A startup Mogai então desenvolveu um sistema que conta com uma câmera 3D de fácil manuseio que realiza a medição de amostras com centenas de flocos automaticamente.

O resultado aumentou em até 40 vezes a produtividade da medição das amostras, demonstrando agilidade e resultados mais precisos.

Inscrições abertas para indústrias

As inscrições do Agro.ind 2024, voltada para agroindústrias, estão abertas e podem ser realizadas pelo site do IST MT: www.institutosenaimt.ind.br ou clicando AQUI.

Já para as startups, o edital do programa será lançado no dia 24 de outubro e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 25 de novembro.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940