Grand Prix Senai de Inovação reúne 650 alunos e 128 projetos em todo o estado - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Grand Prix Senai de Inovação reúne 650 alunos e 128 projetos em todo o estado

16/10/2024 - 09h54
.

O Grand Prix (GP) Senai de Inovação – etapa escolar ocorreu em todas as 13 unidades Senai do estado envolvendo 650 alunos competidores que desenvolveram 128 projetos inovadores. Agora, 55 alunos se preparam para a etapa estadual, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal.

O GP de Inovação é uma competição que estimula os alunos a desenvolverem soluções para desafios reais da indústria em curto prazo de tempo. Entre as áreas dos 128 projetos desenvolvidos na etapa escolar, estão: Alimentos e Bebidas, Administração, Logística, Automação, Mecânica, Agrícola, Metalmecânica, Construção Civil, Agroindústria e Psicologia Organizacional.

Um exemplo de projeto desenvolvido pelos alunos ocorreu na unidade de Juína. A destinação do pó de serra, proveniente do setor de base florestal, bastante atuante na região, ganhou uma nova utilidade – e ecologicamente correta: a transformação deste material em bioplástico. E toda essa solução foi desenvolvida em apenas 8 horas.

“Este tipo de solução que a gente inventou ainda não existia. A gente procurou vídeos para ver como fazer aquilo e não existia. Tivemos que nós mesmos criarmos um jeito de explicar como seria feito aquele bioplástico, que substitui o plástico que é tóxico para o ambiente”, explicou a aluna Analice da Costa Duarte.

.

Fase Sala

Anterior a etapa escolar, o Senai MT também realizou a fase sala do GP de Inovação, envolvendo todas as turmas do primeiro ano do Novo Ensino Médio, envolvendo, ao todo, 4.045 alunos de todo o estado. Na fase sala, os alunos competiram entre si, dentro de suas próprias turmas.

Saga Senai de Inovação

O GP de Inovação integra a Saga Senai de Inovação, uma trilha educacional em que alunos são estimulados a desenvolverem habilidades que o mercado demanda, principalmente a capacidade de inovação. Para isso, ao longo do ano, diversas ações são realizadas, tendo o GP de Inovação como primeira etapa.

.

Já na segunda etapa, tem o Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI), onde os alunos têm a oportunidade de transformar seus projetos em realidade. Nessa fase, eles se dedicam à prototipagem e à construção dos projetos, transformando ideias em produtos tangíveis. É um momento de experimentação, aprendizado prático e refinamento das soluções inovadoras desenvolvidas no Grand Prix.

Por fim, tem o Inova Senai, a fase em que os projetos adquirem um foco maior no aspecto de negócio. Os alunos começam a explorar o potencial de suas soluções para além do ambiente acadêmico, adquirindo maturidade empreendedora.

As equipes aprendem a transformar seus projetos em startups promissoras, com a orientação de especialistas e mentores. Essa etapa marca o momento em que a inovação se conecta diretamente com o mundo dos negócios, preparando os alunos para o sucesso no mercado.

Texto: Julia Oviedo

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940