Instituto Senai de MT recebe empresários dos Estados Unidos e fortalece parcerias para agroindústria
Para fortalecer o relacionamento com empresas dos Estados Unidos, o Instituto Senai de Tecnologia, representado por Naiara Galliani, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, e a equipe de internacionalização do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso, liderada pelo coordenador Antonio Lorenzetti, recebeu empresários americanos para um benchmarking em Cuiabá nesta quinta-feira (07.11).
A visita de Chris Setti, fundador da Peoria EDC, e Doug Cruitt, da Distillery Labs, é um desdobramento prático da missão Brazilian Techs Connection (BTEC), realizada em julho nos EUA pelo Sistema Fiemt e Famato. A BTEC busca aproximar empresas brasileiras de tecnologia interessadas em expandir relações comerciais com o mercado americano voltado para a agroindústria.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, que participou da missão, expressou a importância de receber a comitiva no Brasil. “Recebê-los em Mato Grosso é extremamente gratificante e reforça nosso compromisso em ser uma força relevante para o desenvolvimento da indústria”, afirmou.
Naiara Galliani destacou que o retorno da visita por parte dos representantes americanos evidencia a relevância do Instituto Senai de Mato Grosso e do Sistema Fiemt no cenário internacional. “É uma grande satisfação, pois mostramos seriedade, e o fato de estarem aqui demonstra que acreditam no potencial de uma parceria para o desenvolvimento conjunto da agroindústria no Brasil e nos Estados Unidos”, afirmou a gerente.
Chris Setti, da Peoria EDC, ressaltou a importância de conhecer as estruturas das empresas locais e as possibilidades de cooperação. “Gostamos muito de todos os ambientes e oportunidades aqui, e esperamos que as conexões continuem se fortalecendo”, comentou, lembrando da calorosa recepção que receberam em Peoria, durante a visita dos brasileiros.
Lucas Ribeiro, gerente de Comunicação e Marketing da Natter e participante da missão BTEC, recebeu a delegação na sede da empresa em Cuiabá. “Foi muito interessante recebê-los aqui, pois conseguimos fazer um follow-up das conversas iniciadas na missão. Há um grande potencial de expandirmos o mercado com tilápia e biofertilizantes, e sentimos uma receptividade enorme para isso acontecer”, explicou.
A agenda incluiu também uma visita ao Agrihub, espaço de inovação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), onde foram apresentados projetos de startups interessadas em estabelecer conexões com o mercado norte-americano.
“Apresentar nossas startups e suas soluções inovadoras é essencial para construir essas parcerias com foco na internacionalização. O Agrihub existe para levar tecnologia e inovação ao produtor rural, e trabalhar em conjunto para resolver esses desafios é o que buscamos”, pontuou Laís Oliveira, gerente de Inteligência e Novos Negócios do Agrihub.
BTEC
O Brazilian Techs Connection é um programa que visa promover conexões de negócios entre startups brasileiras de tecnologia e a região de Illinois, nos EUA. É uma iniciativa do Sistema Fiemt, por meio do Senai MT e Instituto Senai de Tecnologia de MT, com o apoio do Senai Rio Grande do Sul, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada Brasileira em Chicago.
Texto: Amanda Simeone