Programa de Pré-aceleração Start&Up está com inscrições abertas - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Estão abertas as inscrições para o programa de pré-aceleração Start&UP. Ao todo, 30 ideias, startups ou projetos inovadores serão selecionados para integrar a ação de estímulo ao desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e sustentáveis. Para isso, serão ofertados programas de mentorias, workshops, conexões com mercado e ecossistema de inovação. As inscrições vão até o dia 06 de setembro e são feitas pelo site www.starteup.com.br.

A iniciativa é realizada pelo Sebrae em Mato Grosso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac MT). Os empreendedores selecionados participarão de um programa de pré-aceleração remoto conectado às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios tecnológicos e de alto impacto no mundo.

Entre setembro e dezembro, serão realizados workshops em forma de webinar sobre temas imprescindíveis para a estruturação/desenvolvimento de uma statup como aspectos jurídicos, vendas e Growth Marketing, internacionalização e mindset global, modelagem de negócios e monetização, resolução de conflitos, media training, captação de recursos e preparação para pitch. Também estão previstas rodadas de instrutoria/mentoria individuais e coletivas, bem como simulações de eventos de acesso à capital e investimento.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas situada no estado de Mato Grosso. É necessário ter, de forma individual ou em equipe, uma ideia, startup ou modelo de negócio inovador em desenvolvimento nas fases de ideação ou operação. A ideação é quando o empreendedor já tem a ideia e quer transformá-la em um modelo de negócio escalável, enquanto a fasse de operação é para o empreendedor que já tem um produto ou um mínimo produto viável (MVP).

“O programa visa transformar ideias e projetos em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, por meio de uma metodologia de capacitação imersiva que permitirá os participantes vivenciar diversas fases de desenvolvimento de uma startup. Todo o processo contará com instrutores, mentores e profissionais especializados reconhecidos nacionalmente”, explica a gerente do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso, Layla Teixeira.

Desafios e seleção

Cada setor elencou os maiores problemas que enfrentam. Os participantes devem escolher um dos desafios e apresentar uma proposta. Divididas em duas fases, a a primeira vai selecionar até 50 projetos para uma entrevista por videoconferência com a banca avaliadora. Após a entrevista, que analisará vários critérios, serão aprovadas até 30 (trinta) ideias/startups/projetos e, no máximo, até 90 empreendedores (total de integrantes das equipes).

Indústria: Aumentar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na indústria, Aumentar controle e segurança no transporte de matéria-prima, insumos e produtos transportados em toda cadeia logística da indústria; Utilização do resíduo da indústria madeireira; Desenvolvimento de novas tecnologias para solucionar os problemas com resíduos da mineração; e Desenvolvimento de novos produtos para melhoria da saúde e segurança do trabalho nas indústrias.

Comércio: Pirataria de óculos, Logística, alimento e construção; Farmácia; e Varejo.

Negócios: Contabilização de alevinos nos tanques; Coleta de resíduos sólidos de bares e restaurantes; Gestão financeira; Estratégias e ferramentas de comercialização – mkt digital / funil de vendas; e Gestão da saúde.

Agro: Manejo de pragas, doenças e daninhas; Baixa acurácia da previsão do tempo na fazenda; falta de segurança nas fazendas; Capacitação da mão-de-obra no campo – novas tecnologias; coleta de informações automatizadas na fazenda; Subjetividade na classificação de grãos; carência de conectividade na fazenda; Contagem de rebanho bovino; Pesagem de rebanho bovino; e Qualificação e estimativas de produção de pasto.

O edital completo e o link para a inscrição estão disponíveis no site www.starteup.com.br

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940