Instituto Senai de Tecnologia tem dois trabalhos aprovados em evento em Chicago - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instituto Senai de Tecnologia tem dois trabalhos aprovados em evento em Chicago

14/03/2024 - 14h19
Luiz Augusto Almeida, um dos autores do projeto “Lean Manufacturing and Digitalization in Clutch Kit Remanufacturing Enterprise: A Case Study from Rondonópolis, Brazil”
Luiz Augusto Almeida, um dos autores do projeto de
manufatura enxuta em uma empresa de Rondonópolis
​​​​​

Dois consultores do Instituto Senai de Tecnologia (IST) tiveram seus trabalhos aprovados no evento International Conference on Communication and Information Technology and Engineering (ICCITE), que acontece nos dias 17 e 18 de julho, em Chicago, nos Estados Unidos.

Um dos projetos é o da Laila Bonifacio, "Retrofitting an Ethanol Microdistillery for Industry 4.0: A Case Study from SENAI – MT". O projeto da Laila transformou uma planta piloto de produção de etanol a partir da cana, que antes era utilizada em sala de aula, em uma planta funcional que produz etanol de outras fontes de matérias primas, como milho e hidrolisado sintético do bagaço da cana de açúcar.

“Nós usamos essa planta em um projeto, mas podemos utilizar em muitos outros buscando atender demandas e auxiliar as indústrias que produzem etanol no estado. É uma ferramenta que pode ser usada em qualquer mercado, seja ele local ou internacional. Além de servir como exemplo do que a gente vem desenvolvendo por aqui”, explicou Laila.

Este retrofit, que é uma espécie de reforma, melhorou a automação da planta, incluindo tecnologias relacionadas à indústria 4.0 e envolveu projetos de engenharia de processos químicos e engenharia de controle e automação. “O sentimento é de gratidão, pois isso mostra o quanto o Senai está preocupado em desenvolver tecnologias que são relevantes no Brasil e no mundo. E essa aprovação só mostra que isso é real. Minha maior gratidão é ter feito parte desse projeto de retrofit e saber que realizaremos muito mais”, disse Laila.

Já o projeto do consultor Luiz Augusto Almeida e da Simone Serra, “Lean Manufacturing and Digitalization in Clutch Kit Remanufacturing Enterprise: A Case Study from Rondonópolis, Brazil”, consiste em é um programa de consultoria de 8 meses em manufatura enxuta e digitalização contemplando uma empresa de remanufatura de embreagens na cidade de Rondonópolis.

De acordo com Luiz, foram implementadas práticas de manufatura enxuta, como 5S, redução de desperdícios, gestão visual e trabalho padronizado, além de ferramentas digitais. Na parte de digitalização, o profissional conta que eles fizeram um relatório detalhado em transformação digital, para que a empresa pudesse se organizar para se beneficiar das oportunidades que as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 oferecem, além de desenvolver um aplicativo de celular para Android e IOS, que consegue criar um código registro único de cada peça fabricada, como se fosse um CPF, além de outras informações que podem ser inseridas.

Laila Bonifacio desenvolveu projeto de retrofit em uma planta de produção de etanol
Laila Bonifacio desenvolveu projeto de retrofit em
uma planta de produção de etanol

“Os resultados da consultoria destacaram melhorias significativas na eficiência operacional, evidenciadas pelo aumento da produção por turno, redução do tempo de inatividade das máquinas e melhorias nas taxas de qualidade e eficiência. A sinergia entre manufatura enxuta e digitalização promoveu uma transformação produtiva, com impactos positivos na produtividade, redução de desperdícios, e melhoria da qualidade”, contou Luiz.

O consultor ainda explicou que apesar de a solução ter sido desenvolvida para uma empresa local, é possível desenvolvê-la em escala global. Essa é a primeira vez que ele tem um trabalho aprovado internacionalmente e ele disse que a sensação é muito boa. “Tô me sentindo aqueles competidores das WorldSkills indo pra fora competir pela primeira vez. É um prazer e um orgulho imenso fazer parte ativamente desta história em que todos nós, desta casa, estamos escrevendo juntos”, finalizou Luiz.

Projetos internacionais

Essa não é a primeira vez que o IST tem projetos aprovados em eventos internacionais. Recentemente, a consultora Ana Luiza Trovo teve um de seus projetos aprovados no IFT First, que também será realizado este ano em Chicago, de 14 a 17 de julho.

Para mais informações, releia a matéria clicando AQUI.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940