Conheça os projetos do Senai Mato Grosso apresentados na METCI 2021 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Conheça os projetos do Senai Mato Grosso apresentados na METCI 2021

22/10/2021 - 13h52
legenda

A Mostra Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (MECTI) é realizada juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e este ano foi realizada em formato híbrido, com participantes em formato presencial e online.

O objetivo do evento é trazer a formação científica para o contexto da sala de aula e proporcionar aos alunos a vivência como condição para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente, por meio de métodos de observação e experimentação.

Na edição de 2021, o Senai Mato Grosso foi representado por 15 projetos das equipes das unidades de Aripuanã, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. Conheça os projetos:

Senai Aripuanã

Equipamentos de segurança para carga e descarga de pelas cilíndricas - O dispositivo desenvolvido tem como objetivo diminuir acidentes de trabalho no procedimento de cargas e descargas no transporte por caminhões de cargas cilíndricas como madeira não tratada, tubos de aço ou PVC.

 

Senai Lucas do Rio Verde

Sistema de permissão de trabalho por leitura QRCode -  Trata-se de um sistema que permite a leitura de um QRCode instalado na ordem de serviço ou nos equipamentos de proteção individual com o intuito de desenvolver a tecnologia e os conceitos da indústria 4.0.

Detector de tensão para máquinas agrícolas -  O projeto consiste em acoplar nos maquinários agrícolas um detector de tensão para identificar e acionar proteções quando essa estiver perto de encostar em uma rede elétrica, evitando acidentes.

 

Senai Nova Mutum

Separadora JLC -  Foi desenvolvido uma máquina organizadora de documentos, com design similar a uma impressora, programada para funcionar a partir da leitura de código de barras contido nas guias. O funcionário teria apenas que colocar as guias dentro da máquina para que ela mesma realizasse a separação.

 

Senai Rondonópolis

Ecotech – Viabiliza a criação de um filamento reciclável para ser utilizado em impressoras 3D.

LEBW -  A criação de uma barreira física como um biombo móvel com portas de correr e suspensas para garantir a mobilidade e agilidade na execução de trabalhos a quente. A ferramenta fornece proteção contra radiação, raios ultravioletas e partículas abrasivas, além de facilitar a locomoção dentro da empresa.

 

Senai Sinop

Banana Tubo - Fabricação de canudos biodegradáveis para bebidas à base de casca de banana, com intuito de diminuir a poluição ambiental causada pelo canudos de plástico.

Green Tech -  O objetivo é criar um aplicativo de treinamento e monitoramento do trabalhador quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

PowerFlex 1.0 – Trata-se de um sistema automatizado de controle de produção e funcionamento de equipamentos elétricos das indústrias de móveis que visa reduzir o consumo de energia, o custo de produção, aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir o impacto ambiental do consumo exagerado de energia elétrica, diminuir os índices de acidente do trabalho com máquinas elétricas e aumentar o gerenciamento da utilização dos equipamentos.

Sistema de Monitoramento do solo para a agricultura de precisão – O sistema mensura e mapeia as características de condutividade elétrica aparente e acidez do solo de áreas rurais destinadas à agricultura de modo contínuo e automatizado e que possa ser acoplado a diversos meios de transporte.

 

Senai Sorriso

Biocotton Plast Sorriso -  O projeto repensa a utilização de plástico utilizado nas colheitas de algodão a partir da fabricação de lona 100% biodegradável para enfardamento de algodão, fabricada a partir do seu próprio caroço.

 

Senai Várzea Grande

A purificação da Água do reaproveitamento da casca de banana VG - Desenvolvido pelo Senai Várzea Grande, o projeto busca soluções para a questão do descarte excessivo e inapropriado de material orgânico e também para a realização de uma filtragem de água eficaz e barata. Para isso, foi criado um filtro de água utilizando a casca da fruta que é capaz de absorver chumbo e cobre presentes na água. O resultado foi uma produto de baixo custo, eficaz e sustentável – levando em consideração a política dos 5R’s.

Desperdício de material utilizado na impressão 3D - A equipe busca solucionar questões relacionadas ao desperdício de material utilizado pelas impressoras 3D, reutilizando o material para a fabricação de armação de óculos de baixo custo.

Óleo de cozinha e a sua incorporação na fabricação de resina pigmentada -  O projeto é um estudo sobre o impacto ambiental do óleo de cozinha e sua incorporação na fabricação de resina pigmentada para ser utilizado em impressões 3D. A resina resultante do experimento apresenta boa qualidade e é biodegradável.

Reglass – O projeto utiliza resíduos de vidros descartados para a formulação de massas cerâmicas e na produção de concreto para a construção civil.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940