Desafios e oportunidades dos profissionais de Inteligência de Dados
Não há dúvidas que a aceleração da transformação digital trouxe novas perspectivas para as empresas, e com isso, os dados se tornaram um dos maiores bens que as organizações têm. Afinal, é por trás dos dados que concentram informações valiosas para o sucesso de um negócio, independente do segmento.
No entanto, muitas empresas ainda sofrem grandes impactos de crises e desperdiçam boas oportunidades de negócio justamente por não saberem utilizar esses dados de forma correta.
À medida que a tecnologia e a era digital avançam, mais dados estão sendo gerados e, consequentemente, impulsionado algumas carreiras, entre elas, a de Cientista de Dados, uma área de atuação que já é realidade no mercado e que tem perspectiva de um futuro promissor.
Oportunidades
De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, principal agência de apuração de fatos do governo dos EUA no campo de economia e estatística do trabalho, o mercado de trabalho para o profissional de Inteligência de Mercado e Ciência de Dados devem crescer 11% entre 2019 e 2029.
Isso significa que utilizar a inteligência de dados já não deve ser uma opção, e sim uma necessidade primordial em níveis estratégicos dentro de uma empresa, e para isso, a maioria delas, principalmente as que estão no mercado digital, precisam lidar com ferramentas e métodos analíticos de dados específicos, bem como profissionais altamente capacitados.
Porém, por ser uma área relativamente nova, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é ingressar na área, e o principal, compreender as diversas possibilidades e oportunidades no mercado. Por isso, para te ajudar vamos explicar a seguir qual é o conceito de Cientista de Dados e a importância do profissional dentro de uma organização.
Atuação do Cientista de Dados
A atuação do cientista é fundamental nas estratégias das empresas e está ligada diretamente a diversas profissões do universo da Tecnologia da Informação (TI) e das áreas de gestão, atuando com a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados, transformando tudo isso em inteligência de negócio.
As informações podem ser coletadas de diferentes fontes internas e externas de uma organização como cadastro de clientes, relatórios de vendas, análises de mercado, redes sociais, entre outros. Mas ter apenas armazenado os dados, por si só, não basta, é necessário mapear, processar e analisar o que foi coletado, transformando as informações em um grande aliado estratégico.
O segredo para o sucesso da inteligência de dados para tomada de decisão é a organização das informações para simplificar as análises e interpretações, a fim de identificar tendências para gerar percepções de negócios, aumentar a eficácia nos resultados e maximizar os lucros, garantindo assim maior efetividade na identificação de riscos e oportunidades e, consequentemente, mais chances de obter sucesso na estratégia competitiva.
E o Big Data, conjunto de dados maior e mais complexo, se torna peça chave neste cenário. Para qualquer organização gerenciar e analisar o grande volume de dados integrando todas as informações é necessário o mecanismo estratégico de análise. Tudo isso para que este novo gestor tenha a oportunidade de liderar o crescimento exponencial da sua empresa.
Especialização
De modo geral, o profissional de Ciência de Dados não exerce função de nível básico. Ele precisa ter compreensão em estatística, programação, algoritmos e ferramentas específicas para pleitear as oportunidades. E neste cenário atual de transformação digital uma coisa é certa: organizações com setores de inteligência empresarial bem estruturados e apoiados por tecnologia com certeza se destacaram e saíram na frente.
Então aproveita e conheça agora mesmo o curso que forma profissionais para atuar nesse mercado!
Texto: Rayane Gazola | Jornalista