O que é e como fazer uma boa gestão de frotas? - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O que é e como fazer uma boa gestão de frotas?

26/10/2022 - 11h32

Gestão de FrotasGestão de frotas é o gerenciamento de tudo que envolve os veículos de uma empresa. Esses veículos podem ser próprios ou terceirizados, e isso inclui, desde a disponibilização para ser utilizado, até a manutenção, revisão, tráfego, abastecimento, documentação, multas e administração dos condutores. Quando se trata de empresas de transporte de cargas e encomendas, é ainda mais importante fazer uma boa gestão.  

A gestão de frotas pode funcionar de formas completamente diferentes, variando de empresa para empresa. Entretanto, para todas o resultado esperado é o mesmo: economia, melhor utilização dos recursos disponíveis, otimização dos processos, redução dos custos, ganho de tempo e eficiência operacional, maior segurança e durabilidade dos veículos e, consequentemente, aumento na produtividade da empresa.  

Para isso, a boa gestão de frotas de uma empresa é composta por três pilares. Conheça a seguir!  

Faça um panorama geral da frota: O primeiro passo é reunir e listar de forma clara e precisa todos os veículos da empresa: motos, carros, vans, caminhões, ônibus e tudo que que diz respeito ao transporte terrestre. Em seguida, faça um panorama geral com os dados e o estado atual de cada veículo: quantos veículos possui a frota, quilometragem dos veículos, problemas mais recorrentes, custos fixos, tabela de revisões e manutenções dos veículos, e por último, mas não menos importante, informações sobre todos os colaboradores que estiverem com o cadastro de condutor junto a empresa. Todas essas informações são fundamentais para se ter um diagnóstico preciso e desenvolver uma boa gestão de frotas.  

Desenvolva uma política  de  frota: A política de frotas nada mais é que um documento que estabelece as regras e procedimentos para a utilização, manutenção e sinistro de veículos para todos os colaboradores que são condutores de veículos pertencentes à frota da empresa. Essa política de instruções visa instruir os condutores sobre o bom uso dos veículos, minimizando assim os impactos, riscos, erros e custos da frota e, claro, servindo de suporte para a tomada de decisões. Isso vai te ajudar também a montar estratégias caso as regras não sejam cumpridas. Essa política deve ser elaborada pelo gestor de frotas, que é o profissional responsável e com conhecimento sobre a rotina e resultados operacionais e estratégicos do setor.  

Tenha um bom gestor  de  frotas:   Processos podem ser bem planejados e tecnologias muito bem implementadas, mas isso vai depender muito de um bom gestor de frotas. Fazer um panorama geral e desenvolver uma política de frota são premissas que se não forem executadas de forma correta, podem gerar grandes impactos dentro de uma organização. Além disso, é por meio desse gerenciamento que a empresa vai garantir e prolongar a vida útil dos veículos, evitando defeitos que deixariam uma parte da frota em estado ocioso. Para isso, existem algumas técnicas, métodos e ferramentas que visam gerenciar rotinas e resultados operacionais, táticos e estratégicos, buscando o alcance da alta performance.  

Se você quer entender mais sobre essas técnicas, métodos e ferramentas, e descobrir como desenvolvê-las, fale com a gente aqui! Dê o primeiro passo em direção a uma boa gestão de frotas na sua empresa! 

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940