5 vantagens sobre automação industrial que talvez você não saiba - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

5 vantagens sobre automação industrial que talvez você não saiba

03/03/2023 - 17h00
automa
Mercado da automação deve chegar a US$ 296,70 bilhões

Desde que a automatização “caiu no gosto” da população em geral, os investimentos nesta área têm crescido a cada ano, com isso a procura por profissionais com expertise no assunto também tem aumentado. De acordo com a publicação Fortune Business Insights, o mercado mundial de automação industrial alcançou 157,04 bilhões de dólares em 2018 e deve chegar a 296,70 bilhões de dólares em 2026.

Separamos para você cinco vantagens sobre a automação industrial como a diminuição no tempo de produção, maior qualidade do processo e produto, operação 24 horas, sem falar a flexibilidade de produção, a capacidade de controle e a precisão que aumentam muito. Confira:

1. Capacidade de controle e precisão

Uma das principais vantagens com o avanço da automatização é a capacidade de controlar a produção por meio desses recursos. Atualmente com as plantas das indústrias automatizadas, o gerenciamento da produção é realizado de maneira mais precisa, facilitada com informações em tempo real.

2. Melhor qualidade do processo e produto

Se pensarmos na lógica de maior precisão e controle sobre a produção das máquinas obtidas por meio da automatização, conseguimos entregar mais qualidade nos processos e nos produtos uma vez que os equipamentos conseguem realizar atividades repetidas sem variação.

3. Operação 24 horas

Outra vantagem da automação é possibilitar que a produção não pare, ou seja, com funcionamento 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com o controle de processos e gerenciamento da produção em dia, o profissional consegue programar as máquinas para entregarem sempre a mesma performance.

4. Flexibilidade de produção

A tecnologia tem permitido que as máquinas sejam facilmente manipuladas para que ajustes e manutenções sejam feitos a qualquer momento da produção. Com isso, se algum processo precisar ser alterado ou corrigido, o profissional de automação consegue mexer a qualquer momento.

5. Menos tempo de produção

Se a gente for pensar na principal vantagem de ter um processo de automação dentro das indústrias, sem dúvidas, a diminuição no tempo de produção. Os profissionais capacitados podem programar os equipamentos para produzir de forma acelerada, sem variação e com menos risco de falhas.

automacao
Estudantes do curso de automação industrial do Senai MT

Técnico em automação industrial

O Serviço de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) oferta o curso técnico de automação industrial nos municípios de Cáceres, Rondonópolis e Sinop com duração de 1340 horas, basicamente 2 anos.

A formação abrange desde a sustentabilidade dos processos industriais no módulo básico até a gestão da manutenção industrial e tecnologias da informação e comunicação aplicadas à indústria 4.0 nos módulos específicos.

De acordo com a Relação Anual de Informações Socais (Rais) do Ministério do Trabalho e análise do Observatório da Industria de Mato Grosso em 2022 a ocupação técnica em automação industrial teve a remuneração média de R$ 4.628,00 no estado de Mato Grosso.

O profissional que atua na automação industrial tem a responsabilidade em projetar, instalar, testar e manter os sistemas automatizados. O técnico em automação industrial trabalha com equipamentos eletrônicos, mecânicos e computacionais para garantir que os sistemas de produção funcionem corretamente e de forma eficiente. Além da coleta e análise de dados de produção para identificar problemas e melhorar a performance dos sistemas.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940