Inclusão: primeira turma de aprendizagem para pessoas com deficiência conclui formação - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Inclusão: primeira turma de aprendizagem para pessoas com deficiência conclui formação

19/04/2023 - 17h02
formaturapcd
Jornalista e escritora, Flávia Cintra, durante a palestra

Uma noite inesquecível: cerimônia de encerramento da primeira turma de aprendizagem para pessoas com deficiência do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso. O evento desta terça-feira (18.04) celebrou a vitória de 23 aprendizes com algum tipo de deficiência que concluíram 900 horas de formação.

A cerimônia contou com uma palestra da jornalista e escritora Flávia Cintra, que emocionou o público com sua história de vida, falando sobre superação, inclusão e direitos da pessoa com deficiência. A jornalista trabalha no programa da TV Globo, o Fantástico, e reforçou para os formandos que é preciso insistir nos sonhos porque eles valem a pena.

“Sonhem grande, pessoal. Dá trabalho, mas é muito bom quando a gente consegue conquistar. Nada sobre nós sem nós. Não deixem que façam mais nada para nós sem a nossa presença. Podemos e devemos estar onde nós quisermos. É preciso que vocês acreditem que são capazes e merecedores de uma vida extraordinariamente comum”, disse Flávia.

formaturapcd
Presidente da Fiemt em exercício, Edgar Borges

Os participantes da primeira turma de aprendizagem foram contratados pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e já atuam nas unidades do Sesi e do Senai em Cuiabá e Várzea Grande. O presidente da Fiemt em exercício, Edgar Borges, ressaltou a grande satisfação da instituição em proporcionar essa realização.

“Estamos todos muito felizes de ver o quanto podemos contribuir de fato com a sociedade. A Federação existe para isso, para melhorar a vida das pessoas e da indústria. Espero que vocês continuem motivados porque é isso que faz com que a gente vá para frente”, disse.

formaturapcd
Diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini com o
aluno Webert 

Após a cerimônia de conclusão de curso, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, anunciou que os aprendizes ganharam bolsa de 100% para cursar uma graduação na Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai).

“Estou muito feliz de estar aqui hoje e poder realizar um sonho, que nem é de vocês pessoal. É um sonho enquanto pessoa, eu tenho um privilégio que é poder trabalhar naquilo que além de amar faz bem para o mundo. hoje vocês estão formados, trabalhando, hoje vocês se sentem mais capacitados, se sentem melhores e mais preparados para gerar mais prosperidade para si e seu entorno. Espero ver vocês na formatura da graduação agora”, afirma Braguini.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, ressaltou durante sua fala o quanto estava emocionado em poder contribuir com a vida profissional dos aprendizes. Serafim citou o patrocínio que a instituição garantiu ao formando Daniel para participar da corrida São Silvestre, disputa que ele conquistou o 3º lugar na modalidade de pessoas com deficiência.

formaturapcd
Coord. de Responsabilidade Social, Denise Molina, a
formanda Marta recebe diploma do superintendente
do Sesi MT,  Alexandre Serafim

“É uma satisfação profissional e principalmente pessoal a formatura dessas pessoas. Eu tenho crescido e aprendido demais no Sesi e a minha família também. Meus filhos estão no Sesi Escola e dividem sala com crianças com deficiência e isso enriquece muito. É muito gratificante saber que eu, por meio do Sesi, contribuo com a vida deles como foi com o Daniel que foi para a segunda maior corrida de rua e garantiu o 3º lugar que muito nos honra”, conclui.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Observatório da Industria de Mato Grosso (Fiemt), o Brasil possui 17 milhões de pessoas com deficiência, sendo 186 mil somente em Mato Grosso. Deste total, apenas 20% possuem o ensino médio completo, o que oportuniza pequena parte para o emprego formal. A dificuldade de acesso a direitos básicos como educação, seja por locomoção ou falta de adaptação, reflete no alto índice de desemprego e informalidade. Por isso, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho se faz tão necessária.

formaturapcd
Madrinha da turma, auditora fiscal Caroline Mendes e
a formanda Maria Vitória

“Inclusão não se faz sozinho. Inclusão precisa da Thais na política pública, precisa da Flavia abrindo portas e mentes no Brasil. A gente faz parte de uma equipe muito grande que trabalha para fazer a inclusão acontecer. Eu estou muito feliz de trabalhar há 19 anos no Sistema com o que eu acredito e o que Deus me colocou no mundo para fazer. E ainda temos muito mais a fazer com a próxima turma que está chegando agora”, reforça a coordenadora de Responsabilidade Social do Sesi e Senai, Denise Molina.

De acordo com a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) as empresas que possuem 100 trabalhadores ou mais devem preencher pelo menos 2% dos cargos para pessoas com deficiência, enquanto as que possuem mais de 1000 funcionários, a reserva precisa ser em torno de 5% dos cargos.

“Estar aqui hoje comemorando essa grande vitória, a formatura da primeira turma de aprendizagem exclusiva de pessoas com deficiência do Sesi e Senai e a respectiva contratação definitiva de todos os que manifestaram o desejo de continuar com o vínculo de emprego me faz pensar automaticamente como tudo começou em 2019 com a atuação da fiscalização. E isso só mostra que o nosso trabalho é essencial na garantia dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência”, aponta a madrinha da turma, a auditora fiscal Caroline Mendes.

formaturapcd
Superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim e o 
superintendente do Trabalho, Eduardo Maria

Apesar da legislação garantir a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a falta de conhecimento das empresas e meios para incluírem essa população, colaboram para que a empregabilidade das pessoas com deficiência continue baixa.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Eduardo Maria, afirmou que é preciso combater o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem, além de evidenciar para as empresas o quão benéfico é ter essas pessoas no quadro de colaboradores das empresas.

“Precisamos combater a discriminação que as pessoas com deficiência sofrem na sociedade e nas empresas. A nossa função é fazer com que a lei de cotas seja cumprida, mas o que de fato queremos é ver essa inclusão na prática acontecer”, aponta.

formatura pcd
Turma de Aprendizes com Deficiência Sesi Senai 2023

A iniciativa é resultado de uma parceria e do compromisso firmado entre o Senai MT, o Sesi MT e a Inspeção do Trabalho de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Regional do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Clique aqui e confira mais fotos da cerimônia.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940