BioInd e Senai MT lançam programa de formação profissional para pessoas com deficiência - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

BioInd e Senai MT lançam programa de formação profissional para pessoas com deficiência

24/05/2023 - 17h57
pessoas com deficiência industria
São 300 vagas distribuídas em 12 turmas que serão executadas
em nove cidades do estado - Foto: Sistema Fiep

As indústrias de Bioenergia de Mato Grosso, representadas pelo Bioind-MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) lançam, na próxima semana, o programa de aprendizagem Mais Possibilidades (+Possibilidades) para formação profissional de cerca de 300 pessoas com deficiência (PCDs) no estado. As vagas serão distribuídas em 12 turmas, executadas ao longo de 12 meses, em nove cidades de Mato Grosso. 

O programa tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência, por meio de formações profissionais para um público que tem acesso restrito à educação e, consequentemente, menor espaço no mercado de trabalho. O Brasil tem 17 milhões de pessoas com deficiência e, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso, o estado conta com 168 mil pessoas e, desse total, apenas 20% completaram o ensino médio. 

Desde 1991, a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) garante a entrada de PCDs no mercado de trabalho, mas a falta de preparo de algumas empresas e as poucas opções de espaços para educação especializada colaboram para que o índice de desemprego dessa categoria aumente. Segundo a lei, as empresas que possuem 100 trabalhadores ou mais devem preencher pelo menos 2% dos cargos para pessoas com deficiência, enquanto as que possuem mais de 1000 funcionários, a reserva precisa ser de 5% dos cargos. 

A coordenadora de Inclusão e Responsabilidade Social do Senai, Denise Molina, explica que os responsáveis pelas pessoas com deficiência têm receio de deixar seus filhos fora da rede de proteção familiar. “Nós entendemos que os familiares querem evitar que os jovens sofram mais dificuldades. Mas quando essas pessoas são incluídas no universo profissional e se sentem mais produtivas e autônomas, elas se tornam protagonistas das suas histórias. Todos ganham com a inclusão”, disse.  

As vagas serão abertas para as seguintes cidades: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Cáceres, Sinop, Nova Mutum e Campos de Júlio. O curso terá duração de um ano, sendo seis meses de estudo nas unidades do Senai, além de atuação prática nas indústrias. Os alunos terão direito a bolsa de aprendizagem e, enquanto estiverem estudando, não perdem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Governo Federal. 

Na avaliação da diretora-executiva do Bioind-MT, Lhais Sparvoli, o programa promove inclusão e contribui com a qualificação de pessoas com deficiência, além de fazer com que as empresas consigam cumprir a legislação. “A grande missão é ampliar a formação profissional das pessoas com deficiência nas áreas de gestão e logística, promovendo a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, em diferentes municípios de Mato Grosso, com uma ação articulada entre o Senai MT, o Bioind e suas indústrias filiadas”, pontua. 

As empresas que receberão os aprendizes são: Agropecuária Novo Milênio, Agropecuária Cana Nova, ALD Bioenergia, Barralcool Destilaria, Destilaria Buriti, Destilaria de Álcool Libra, FS Fueling Sustainability, Inpasa Agroindustrial, Safras Armazens, Safras Industria e Comercio de Biocombustíveis, Sipal Indústria e Comércio, Tirolesa Agropecuária, Usimat Destilaria de Álcool, Usina Barralcool e Usinas Itamarati. 

Indústria de etanol em Mato Grosso bate recorde de produção

A indústria de etanol de Mato Grosso é uma das que mais cresce no Brasil. Hoje o estado é o terceiro maior produtor do país, atrás apenas de São Paulo e Goiás, mas com previsão de chegar a segunda colocação nos próximos anos. Mato Grosso produziu 4,2 bilhões litros de etanol na safra 22/23 e prevê aumento de 1 bilhão de litros para a próxima safra.

Além do etanol, a indústria registrou um número considerável na produção de DDGs, grãos secos de destilaria, utilizados para nutrição animal. Em relação ao insumo, que é originado a partir de milho, foram produzidos 1,6 milhão de toneladas nesta safra 2022/2023 e para a próxima safra 2023/2024 a estimativa é de que esse valor chegue a 1,8 milhão.

Quanto à moagem de milho para a produção de etanol, a previsão é que nesta safra seja registrado o patamar de 7,29 milhões de toneladas, enquanto para a safra 2023/2024 a devem ser moídos um total de 9,35 milhões de toneladas. Já em relação à cana, foram 15,9 milhões de toneladas moídas, na última safra, e, para 23/24, esse número deve chegar a 16,6 milhões. 

Serviço: Lançamento oficial do “Mais Possibilidades”
Data: 01/06/2023 
Horário: A partir de 15h30 
Local: Centro de Eventos Fatec Senai, localizada na Av. XV de Novembro no bairro Porto em Cuiabá/MT

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940