Caged: indústrias de Mato Grosso geram 1,2 mil novos postos de trabalho formais em março

29/04/2021 - 17h29
Setor industrial foi o segundo que mais contratou em MT.
Foto | iStock

Mesmo em meio à pandemia, Mato Grosso tem registrado bons resultados na geração de empregos. De acordo com o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado teve saldo positivo de 4.277 vagas formais em março. Foram 36.313 admissões contra 32.036 desligamentos, conforme dados divulgados na quarta-feira (28/04) pelo Ministério da Economia.

Com a criação de 1.221 novas vagas, a indústria saiu da quarta posição e se tornou o segundo setor com o maior saldo de novos funcionários no período. De acordo com dados compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o crescimento é de 1% em relação ao mês de fevereiro e o saldo acumulado é de 123.296 vagas no setor.

“Com a geração de 1.019 novas vagas, a indústria de transformação foi responsável por 83% do saldo total. Os maiores índices ficaram com as atividades de fabricação de produtos alimentícios, de madeira e metalmecânica”, destaca Pedro Máximo, coordenador Observatório da Indústria da Fiemt.

Clique aqui e veja a análise completa produzida pelo Observatório da Indústria da Fiemt.

Ainda segundo o Caged, Colíder (163), Várzea Grande (122) e Cuiabá (104) apresentaram o maior saldo individual do setor no mês de março. O abate de bovinos foi a atividade de destaque no município do norte do estado.

Por outro lado, o setor das indústrias químicas teve saldo negativo em Mato Grosso com o fechamento de 86 vagas. “Em um nível mais desagregado, identifica-se que deste valor, dessas 76 que foram fechadas advém da fabricação de adubos e fertilizantes”, finaliza Pedro Máximo.

Ainda segundo o Caged, o setor de serviços contratou 2.195 trabalhadores e o comércio teve 1.133 contratações a mais que demissões.

Veja a análise sobre o Caged produzida pelo pelo Observatório da Indústria da Fiemt.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940