Estudantes do Ensino Médio Integrado participam de GP Senai de Inovação Escolar e Mostra Tech - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Estudantes do Ensino Médio Integrado participam de GP Senai de Inovação Escolar e Mostra Tech

17/06/2021 - 14h12

Começou a disputa pelas melhores ideias, projetos e processos inovadores. É o Grand Prix Senai de Inovação e Mostra Tech, que serão realizados até sexta-feira (18), no Senai Cuiabá. Ao todo, são 12 horas de competição entre 30 equipes multidisciplinares, compostas por alunos do Novo Ensino Médio Integrado Sesi Senai de Cuiabá e Várzea Grande. O desafio é apresentar propostas arrojadas para problemas reais do mundo moderno enfrentados pela indústria, estimulando a capacidade criativa e inovadora dos estudantes.

A coordenadora pedagógica da unidade de Cuiabá, Heloísa Borges, explica que os eventos fazem parte do projeto integrador do Ensino Médio Integrado. “Trata-se do fechamento do bimestre, com atividades que agregam todas as áreas, estimulando a cultura da inovação, empreendedorismo e aprimoramento das competências técnicas alinhadas às demandas apontadas pela indústria”.

O GP Senai de Inovação reúne equipes, denominadas escuderias, em torno de 10 problemas reais. “Elas precisam debater, desenvolver o projeto e apresentar a solução inédita, tendo em mente os conceitos sobre brainstorming, modelo de negócio BMC (Business Model Canvas), prototipagem e preparação do Elevator Pitch (discurso de elevador)”, frisa.

O estudante João Vitor Liano, 17 anos, do 3º ano, líder da equipe Wolf Empire (Império do Lobo), afirma que as expectativas estão grandes. “Nossa meta é apresentar o melhor projeto. Para isso, nossa equipe se preparou, pesquisou e estudou métodos, soluções e produtos apresentados por grandes empresários e empresas, no mundo real”, conta o jovem, destacando que parte dos estudantes teve uma experiência anterior, com a participação do Hackateen (uma adaptação do Hackathon para o público jovem), realizado pelo Sesi em 2019. A maratona de dois dias reuniu 160 estudantes, na ocasião.

Já na Mostra Tech os grupos receberam os desafios e apresentam as soluções em formato de feira de ciência e tecnologia. A proposta é colocar a teoria em prática, incentivando nos estudantes a criatividade e a curiosidade científica nas diferentes áreas de conhecimento, com a temática que busca evidenciar as diversas conquistas tecnológicas da humanidade durante sua história.

A aluna Caroline de Figueiredo, 16 anos, do 2º ano, e seus colegas de equipe ‘Cine TI’ optaram por apresentar, na feira, o protótipo do zootropo ou zootrópio (brinquedo óptico, criado em 1834 por William George Horner, no qual montam-se sequências de imagens produzidas em tiras de papel, de modo que cada imagem esteja posicionada do lado oposto a uma fresta. Ao girar o tambor, olhando através das aberturas, assiste-se ao movimento. “Aplicamos conceitos de física, aliados à área de linguagem, com conhecimentos de literatura e cinema”, declara.

Para Beatriz Bianca Messias da Hora, 16 anos, do 2º ano, o formato da avaliação também agradou. “É inovador e bastante exigente. Muitos estudantes não contam com oportunidade como essa, de poder vivenciar problemas reais e apresentar soluções que não foram pensadas ainda. É enriquecedor”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940