Olimpíada do Conhecimento encerra circuito de etapas em Cuiabá - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Olimpíada do Conhecimento encerra circuito de etapas em Cuiabá

14/12/2021 - 16h11
legenda
Etapa aconteceu no Senai Distrito Industrial

O Senai Distrito Industrial, na baixada cuiabana, foi palco da última etapa do ano da Olimpíada do Conhecimento. Competidores de sete estados brasileiros, de norte a sul do país, estiveram presentes para disputar as modalidades de Eletrônica, Drywall e Estucagem e Formas de Concreto para a Construção Civil, com o objetivo de conquistar uma vaga no mundial de profissões técnicas WorldSkills Shanghai 2022, na China.

Devido a pandemia, a competição precisou se adaptar, decentralizando as provas em etapas que aconteceram em diversas capitais brasileiras, e Cuiabá recebeu pela primeira vez a Olimpíada “Nos orgulha muito ver o trabalho que foi feito e este resultado tão importante agora”, ressalta da diretora do Senai Mato Grosso, Lélia Brun, “Mais do que medalhas, estes jovens deram um passo importante na busca pela carreira profissional”.

legenda
Cerimônia de encerramento

Time de campões

Com provas distribuídas em quatro dias de competição, os estudantes precisaram demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de sua ocupação dentro de padrões internacionais de qualidade, “é muito mais complexo do que parece”, diz o competidor mato-grossense Julyeder Rodrigues que levou o primeiro lugar na categoria Formas de Concreto para Construção Civil, juntamente com seu parceiro Dhominy Moraes.

A dupla estava esbanjando contentamento na cermimônia de premiação que aconteceu em Várzea Grande, “foi um momento muito especial para nós, além de conseguirmos executar um ótimo trabalho, foi muito edificante poder conhecer estudantes de outros de estado e trocar experiências”.

Do Senai São Paulo, a competidora Camila dos Santos, da modalidade Eletrônica, foi um dos grandes destaques da edição, a paulistana conquistou a medalha de ouro em sua categoria depois de três anos de treinamentos intensos, “essa medalha representa toda essa jornada que o Senai que significou muito, senão tudo, durante o processo, oferecendo desde a estrutura até apoio psicológico” dando o exemplo de que para quem tem um objetivo nada é difícil. “Hoje eu fico muito feliz em poder levar essa medalha para o meu estado”, comemora.

legenda
Campeonato Mundial será em Shangai, na China

A estudante aproveitou a oportunidade para agradecer a recepção do Senai Mato Grosso aos competidores “estava tudo incrível! Sempre havia uma equipe preparada para nos atender e nos auxiliar no que fosse necessário”. Quem também atravessou o país para competir foi o estudante

Quem também atravessou o país e conquistou uma medalha no peito foi o gaúcho Enrique Silveira “a experiência foi mágica pra mim, foram dois anos e cinco meses de treinamento para chegar até aqui. O Senai é muito importante na minha vida e eu tenho certeza que já faz uma enorme diferença para a minha vida profissional também”, vibrou o vencedor da ocupação Drywall e Estucagem.

A WorldSkills

O torneio é realizado a cada dois anos e é considerado a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

A realização da 46ª WorldSkills Competition será em Shangai, na China, e tem previsão para ocorrer em 2022.
 

 

Desde 1983, o Senai representa nosso país no evento e a cada edição o Brasil vem ganhando destaque. São concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, aos melhores profissionais no torneio, além de certificados de excelência (aos competidores que alcançaram acima de quinhentos pontos).

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940