Senai MT | Nota à imprensa - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT | Nota à imprensa

14/02/2022 - 18h09
Senai_MT
A instituição trata como prioritária a questão da diversidade e inclusão de pessoas

Com relação à matéria sobre decisão judicial acerca de danos morais a uma aluna com Síndrome de Asperger, o Senai MT tem alguns pontos a esclarecer. O primeiro deles é que a instituição trata como prioritária a questão da diversidade e inclusão de pessoas. Para isso, entre diversos outros procedimentos e políticas, no momento da matrícula existe o questionamento sobre a necessidade de qualquer atendimento especial. No caso da aluna, matriculada em 2019, a família declarou não haver nenhuma necessidade especial.

A aluna foi inscrita em um curso de curta duração, durante o qual recebeu atenção e tratamento iguais aos dos demais alunos, tendo em vista que nunca transpareceu necessitar de atendimento especializado. Faltando apenas três dias para o fim do curso, a responsável pela estudante procurou a coordenação e apenas neste momento apresentou a informação sobre a necessidade de atendimento especializado.

Assim que a informação foi recebida, a coordenação da unidade destacou um instrutor exclusivo, que acompanhou a estudante até a conclusão do curso. Não havendo nenhuma nova reclamação, o Senai tratou a questão como resolvida, tendo inclusive recebido uma inscrição da mesma aluna para um novo curso, sem nenhum registro dela de insatisfação com a instituição.

A ação judicial, portanto, foi recebida com surpresa, uma vez que o histórico da instituição comprova que qualquer tipo de discriminação é considerado inaceitável para o Senai Mato Grosso. Lamentamos que tal situação tenha chegado à esfera judicial e já apresentamos recurso em segunda instância.

Temos em nossos quadros inúmeros estudantes e profissionais com necessidades especiais de naturezas diversas – e promovemos o atendimento especializado sempre que uma necessidade especial é informada no ato da matrícula.

Além disso, há mais de 10 anos a instituição possui o Programa Senai de Ações Inclusivas, responsável por promover as ações de diversidade e inclusão de pessoas com deficiência. O respeito do Senai MT à diversidade em todas as formas se expressa em inúmeras iniciativas – e fazemos questão de continuar no caminho da inclusão.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940