Auditoria das urnas eletrônicas será realizada no Senai Cuiabá neste domingo - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Auditoria das urnas eletrônicas será realizada no Senai Cuiabá neste domingo

30/09/2022 - 15h46
eleições
Serão sorteadas 23 urnas eletrônicas das 25 zonas eleitorais de MT

A auditoria das urnas eletrônicas será realizada neste domingo (02.10) no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cuiabá. A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) fortalece o compromisso com a democracia ao ceder o espaço e reforça a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em garantir a execução do teste de integridade do voto eletrônico.

Ao todo serão sorteadas no Plenário do Tribunal, às 8h neste sábado (01.10), 23 urnas eletrônicas das 25 zonas eleitorais de Mato Grosso. A escolha é feita de forma aleatória entre as seções do estado e deste total, 18 urnas passarão por auditoria convencional, duas serão destinadas à realização do teste de integridade com uso de biometria e três serão auditadas na seção eleitoral.

No dia da eleição de 7h às 16 horas as urnas estarão em constantes testes e monitoramento pelo TRE. Ao término deste horário, o resultado apresentado pela urna será verificado se é o mesmo que o sistema de apoio exibe. Essa é mais uma demonstração de que o sistema eletrônico de votação é seguro.

O presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Rocha, aponta que os votos depositados a título dessa conferência não serão considerados válidos. Antes de ser convidado a participar da testagem, o eleitor deverá comparecer à sua zona normalmente. Na avaliação do magistrado é uma votação simulada para comprovar se o que foi feito na urna eletrônica bate com aquilo que você colocou no papel

“Foram feitos seis mil votos impressos, como era antigamente. O eleitor pega o papel, vai na urna e digita aqueles números que estão no papel e o deposita na urna. Ao final, no encerramento da eleição, tiramos a quantidade de votos que tem na urna eletrônica, pegamos os papeis e conferimos. É feita a comparação dos dois e isso está sendo filmado 24 horas”, reforça.

De acordo com o presidente, Gustavo de Oliveira, a Fiemt como palco da festa da democracia evidencia o comprometimento da instituição em trabalhar para a federação. “Fazer parte deste momento é contribuir para fortalecer a nossa sociedade, colaborar no amadurecimento da democracia e do processo eleitoral do Brasil”, reforça.

O Tribunal elucida que são convidados a participarem dos trabalhos de auditoria, os representantes de partidos políticos, federações e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o Ministério Público e demais entidades fiscalizatórias constantes na Resolução n° 23.673/2021. Além disso, qualquer pessoa interessada pode comparecer e colaborar com o teste de integridade.

eleições

Prioridades da Indústria

Após ouvir todos os segmentos industriais de Mato Grosso por meio de pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), a Fiemt produziu um documento intitulado Prioridades da Indústria 2023-2026 com propostas para o aumento da competitividade do setor e o desenvolvimento econômico e sustentável do estado, dividido nos seguintes pilares: força trabalho, educação para o emprego, infraestrutura de energia e logística, eficiência do governo, políticas de internacionalização, tributação, financiamento, diversidade e inclusão, tecnologia e inovação, economia verde, Investe MT e viver melhor em Mato Grosso.

Para apresentar o documento, a federação convidou todos os candidatos ao governo do estado e ao Senado da República por Mato Grosso. Comparecerem às reuniões os postulantes Mauro Mendes e Marcos Ritela (governo) e Neri Geller, Jorge Yanai, Feliciano Azuaga e Antônio Galvan (Senado). Além disso, a publicação foi enviada aos demais. Confira aqui o Prioridades da Indústria 2023-2026.

Texto: Amanda Simeone | Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940