ARTIGO - Agroindústria: desenvolvimento com qualificação profissional - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

ARTIGO - Agroindústria: desenvolvimento com qualificação profissional

04/10/2022 - 13h00
agroindustria
O aumento da industrialização é a solução para
que o estado siga em evolução - Foto:  Shutterstock

O debate do desenvolvimento de Mato Grosso é amplo e envolve diversas cadeias que podem ocasionar um crescimento vultuoso para o estado. Para além de índices da economia como balizadores do progresso, é necessário incluir avanço social para comprovar o impacto deste crescimento.

Pensar na sustentabilidade deste cenário, o aumento da industrialização é a solução para que o estado siga em evolução. Com isso, a agroindústria é a chave para esse desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.

A expansão da agroindústria compreende gerar vagas de trabalho e distribuir mais renda com dignidade às famílias. Por outro lado, as cadeias agroindustriais estão mais sofisticadas, o avanço da agricultura está cada vez mais complexa e baseada em tecnologias, o que requer um grande número de pessoas qualificadas e profissionais altamente capacitados.

O levantamento do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), aponta que o setor gera 150 mil empregos em Mato Grosso, esse número representa cerca de 40% das vagas de trabalho geradas por 2,5 mil estabelecimentos agroindustriais. 

carlos braguini
Carlos Braguini*

Neste aspecto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) desempenha um papel fundamental em promover a educação profissional. A instituição já trabalha em conjunto com outras instituições nacionais e internacionais para atender demandas atuais e futuras do setor.

Como exemplo de sucesso, a instituição já trabalha em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para atender a demanda de profissionais capacitados para grandes empresas. Nesta parceria do programa de aprendizagem técnica, cerca de 500 jovens foram capacitados para o mercado de trabalho. A cooperação auxilia em um dos principais desafios enfrentados pelos Recursos Humanos das empresas: encontrar mão obra qualificada para atendimento a uma produção cada vez mais tecnológica. 

Trabalhar pelo avanço da agroindústria é empenhar-se para o fortalecimento de toda uma sociedade.

*Carlos Braguini é diretor regional do Senai Mato Grosso e contribui para o desenvolvimento tecnológico da educação profissional há 17 anos

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940