Educação profissional: 1,2 mil jovens e adultos foram capacitados em Aripuanã - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Educação profissional: 1,2 mil jovens e adultos foram capacitados em Aripuanã

13/10/2022 - 11h44
aripuana capacitação
Aluna durante o curso realizado em Aripuanã

Cerca de 1200 jovens e adultos foram capacitados ao longo da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a empresa Nexa. Atualmente pelo menos 200 estudantes estão em formação nos cursos de qualificão profissional e cursos técnicos. As formações têm o objetivo de capacitar os moradores da região em diversas especialidades para atuarem na Nexa e em outros empreendimentos do noroeste de Mato Grosso.

O cursos são realizados pelo Senai MT, nas modalidades de: cursos de qualificação profissional, de curta duração e inserção rápida no mercado, e cursos técnicos, de maior duração e certificação de grau técnico. Os formados são absorvidos, em parte pela Nexa, nas operações em Aripuanã. Em 2022, dos mais de 150 formados até o momento, cerca de 100 foram contratados para atuação no empreendimento da empresa.

Muitos participantes dos cursos são contratados quando ainda estão estudando, como é o caso de Laurimar Xavier Gebrim, colaboradora da Nexa e aluna do curso técnico em Eletromecânica.

“Eu era dona de casa, mas queria estudar e ingressar no mercado de trabalho. Fiz minha inscrição, fui selecionada e após oito meses fui contratada. Hoje, eu concílio o curso, a família e o trabalho”, comemora.

Quando são analisados os perfis dos participantes do programa, é possível identificar que as mulheres são a maioria. Elas representam 52% dos formados e chegam a 70% entre os que ainda estão cursando. Estes números reforçam o compromisso social da Nexa na igualdade de gênero em suas operações. “Eu trabalho na planta industrial e vejo muitas mulheres aqui no projeto também. Observo que a inclusão é um dos pilares da empresa, ou seja, também dá oportunidades às mulheres”, afirma Laurimar.

Para Cléverson da Silva Andrade, estudante do curso de Eletricista Predial, os investimentos na educação proporcionam oportunidades aos moradores da cidade. “Eu já trabalho em uma empresa terceirizada. Fui contratado em julho e comecei o curso em agosto. No futuro, posso ter outras oportunidades dentro da empresa que já estou trabalhando e até na própria Nexa”, comenta.

Nayara Oliveira Abreu, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa Aripuanã, ressalta o compromisso social da empresa com a população de Aripuanã. “O nosso Programa de Qualificação Profissional é um legado aos jovens e à economia da cidade.  Enxergamos a educação profissional como um investimento nas pessoas do município, onde os moradores têm a oportunidade de se qualificarem de forma gratuita, sem a necessidade de irem para outras cidades. Os formandos terão mais oportunidades no mercado de trabalho, estando qualificados para atuarem não só nas nossas operações, mas também em outros empreendimentos”, afirma.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940