Case IH firma parceria com Senai e Senar para capacitação profissional em MT - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Case IH firma parceria com Senai e Senar para capacitação profissional em MT

26/10/2022 - 12h11
coletiva
Instituições firmam parceria com mais de 30 mil
certificações - ​​​​​Foto:  Alexandre Lombardi

Para promover a capacitação profissional de jovens e adultos de Mato Grosso, a Case IH, marca da CNH Industrial, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para oferecer cursos de capacitação profissional.

Nesta primeira etapa do projeto, serão oferecidas mais de 30 mil certificações em cursos e formações técnicas em operação e manutenção de máquinas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, além de especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica para Menor Aprendiz, em cinco cidades mato-grossenses: Rondonópolis, Sapezal, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Barra de Bugres.

“A Case IH, como fabricante de máquinas e soluções inovadoras, sabe que a agricultura digital é uma realidade no campo e que falta mão de obra preparada para essas mudanças. Por isso, estamos investindo mais de R$ 36 milhões apenas na primeira etapa deste projeto que envolve entidades tão representativas para o país, como são o Senai e o Senar”, afirma Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Segundo a pesquisa Profissões Emergentes na Era Digital, de 2021, nos próximos 10 anos, haverá mais de 500 mil oportunidades de emprego ligadas ao agronegócio. O objetivo do projeto é atender essa necessidade, aumentando a empregabilidade e diminuindo a escassez de mão de obra qualificada.

coletiva
Carlos Braguini, diretor regional do Senai MT durante
apresentação do projeto - Foto:  Alexandre Lombardi

A primeira etapa do projeto de capacitação profissional, em parceria com o Senai e o Senar, no estado de Mato Grosso, terá duração de três anos. “Vamos expandir esse projeto para todo o país, contribuindo para a geração de mão de obra mais qualificada para o desenvolvimento não só do setor agrícola como de todo o Brasil”, enfatiza Gonzalez.

Senai MT

Nas unidades do Senai nos municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Barra de Bugres serão ofertadas vagas para Jovem Aprendiz em nível técnico com duração de dois anos, além de formações em Manutenção de Máquinas Agrícolas, que pode variar de 320 a 800 horas e formações em áreas como Agricultura de Precisão, Hidráulica e Eletricidade Aplicadas e Configurações de Piloto Automático. O Senai disponibilizará unidades móveis que vão oferecer os mesmos cursos em outras cidades do estado.

“Trabalhar pelo desenvolvimento da cadeia agroindustrial no estado é prioridade do Senai MT. A formação de novos talentos e a atualização profissional viabilizam mais produtividade e competitividade para empresas inseridas no segmento, bem como mais oportunidades de trabalho digno as pessoas do nosso estado”, aponta o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

Senar MT

Quem tiver interesse em realizar a formação em Operação de Máquinas Agrícolas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, pode procurar uma das unidades do Senar nas cidades de Sapezal, Rondonópolis e Água Boa. Ao todo serão mais de seis mil vagas abertas por ano, com cursos gratuitos de duração de três a cinco dias, e que trazem conhecimentos teóricos e práticos para a pilotagem das máquinas, uso de implementos e suas manutenções básicas.

“Estamos sempre atentos às inovações tecnológicas das máquinas e implementos agrícolas e em busca de novas formas de melhorar a qualificação profissional rural. Essa parceria é de extrema importância e veio para somar nossa missão no Senar-MT que é promover o desenvolvimento profissional e social para o meio rural com soluções educacionais inovadoras”, diz o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral.

coletiva
Jornalistas em visita a fábrica da Case Ih em Sorocaba
Foto:   Alexandre Lombardi

Mato Grosso

O Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, com uma área de plantação estimada em 11,8 milhões de hectares, segundo o Imea. Apenas nos seis primeiros meses de 2022, a área da agropecuária gerou mais de 11 mil novos empregos com carteira assinada no estado. “Além da alta produtividade, que é inegável, temos uma história com o Mato Grosso, já que a Case IH iniciou no país atendendo essa região. Esse foi um dos motivos que nos levou a iniciar as capacitações lá, comenta Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.

Sobre a Case IH

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site caseih.com.br.

Texto: Amanda Simeone | Senai MT

Veja vídeo:

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940