Senai MT apresenta panorama do novo Ensino Médio em encontro pedagógico da Seduc - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT apresenta panorama do novo Ensino Médio em encontro pedagógico da Seduc

13/12/2022 - 11h26
sed
No encontro foram apresentadas as perspectivas para 2023

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) por meio do gerente de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Ribeiro, apresentou o panorama do novo Ensino Médio no 3º Encontro das Coordenações Pedagógicas (COPEDs) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Além do cenário atual, foram demonstradas as perspectivas nos itinerários da formação técnica profissional do estado em 2023.

O evento é realizado com o objetivo de compartilhar experiências, refletir sobre as vivências do ano e planejar as práticas pedagógicas para o próximo período letivo. Durante a apresentação, o gerente de Educação Profissional do Senai MT ressaltou os desafios para 2023 com a ampliação para 141 turmas com abrangência superior a 5 mil alunos.

“O novo Ensino Médio é uma oportunidade de ampliar o leque de escolhas para a vida profissional dos estudantes. Por isso, a atuação do projeto de vida é tão necessária neste contexto. A partir dessa provocação que os alunos serão capazes de entender e traçar o que querem para a vida. Seja trabalhar e estudar, ou só trabalhar, ou só estudar. O que encaixar melhor no projeto que ele mesmo definiu”, reforça Marcos Ribeiro.

De acordo com a coordenadora de Ensino Médio da Seduc MT, Andréa Melo, o objetivo do encontro é oferecer orientações às coordenadorias de gestão pedagógica das nossas escolas sobre o novo ensino médio em 2023. Andréa reforçou que a ideia é para trazer um apanhado do que foi esse ano e as novas orientações para o próximo período letivo.

“Apresentamos tudo que vai acontecer em relação ao desenvolvimento do itinerário, das trilhas, das eletivas para que eles tenham condições de orientar lá na ponta. Nós estamos ampliando a oferta e nós acreditamos muito nessa parceria. Mas a gente ainda tem alguns pontos de atenção, então quanto mais alinhado, quanto mais próximo o Senai tiver dos coordenadores, da gestão das regionais, eu acho que o diálogo fica mais afinado”, disse.

A parceria entre o Senai MT e a Seduc MT foi firmada em junho deste ano em cumprimento a Lei nº 13.415 que prevê cerca de 1.000 horas anuais nesta nova base curricular. A lei aprovada em 2017 estipulava 5 anos para que as escolas se adequassem, prazo este que foi encerrado neste ano. O encontro ocorreu na terça-feira (06.12).

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940