Parceria com a OIT oportuniza qualificação profissional para 60 mulheres em vulnerabilidade - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Parceria com a OIT oportuniza qualificação profissional para 60 mulheres em vulnerabilidade

24/01/2023 - 11h44
mulher
Participante Janete Aparecida Esterza de 65 anos

Janete Aparecida Esterza tem 65 anos e desempenha atividades em conjunto com a comunidade há anos em Cuiabá. Atualmente, preside uma associação e o clube de mães do bairro Paiaguás na capital. Dona Janete conta que não perde a oportunidade de participar de cursos e sempre que pode inventiva as pessoas que estão a sua volta para ampliarem a qualificação profissional.

“Sim eu acho muito importante, hoje como o mercado está muito exigente, a qualificação é essencial, né? Então, nós temos que estar se adequando no dia a dia ao mercado de trabalho, além da nossa evolução como pessoa também. Já vi muitas pessoas conseguirem oportunidades por conta de terem feito cursos e qualificação. Eu acho assim que foi fundamental”, relata.

A dona Janete faz parte do grupo de 60 mulheres que foram beneficiadas com uma qualificação profissional em empreendedorismo, marketing digital e finança pessoal. As duas turmas desta formação iniciaram as atividades nesta segunda-feira (23.01) e ocorre por meio da cooperação entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai).

mulher
Grupo de 60 mulheres contempladas com a formação

Essa é a 4ª edição do “Projeto Mulher” com cursos destinados exclusivamente às mulheres em vulnerabilidade com objetivo de reduzir índices de violência contra a mulher, gerar acesso digno à renda, promover a independência financeira por meio de qualificação profissional de forma gratuita.

“O curso vai permitir que elas tenham uma capacidade oferta maior do que hoje elas conseguem. Então, vai permitir melhorar a renda delas de uma forma bem expressiva. E traz pra nós uma responsabilidade muito grande porque são mulheres que de certa maneira se sentem excluídas da sociedade. E é essa é uma forma de fazer com que elas adquiram o autorrespeito e de poder se enxergar como essenciais e relevantes”, comenta o diretor acadêmico da Fatec Senai, Valdir Souza Jr.

Além do conteúdo técnico programado, as mulheres participantes devem receber sessões de mentoria de desenvolvimento pessoal para trabalharem a inteligência emocional para superar desafios. A coordenadora de Inclusão e Diversidade Social do Senai MT, Denise Molina, será responsável por coordenar essa atuação junto à formação.

“O trabalho será feito para trabalhar os fatores de engajamento de dentro para fora e muitas vezes nós chegamos desanimados com os fatores de fora, da família. Então uma boa conversa, saber que a instituição pode resolver, dar um novo olhar para a situação que a deixa ela entristecida ou desanimada, que aqui dentro com certeza vai ser sucesso, vai ser uma ensinando e através das ferramentas nossa de gestão e de aprendizado, para que elas possam de verdade ser protagonista da história delas”, reforça.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940