Instrutores ressaltam que especialização com Case IH favorece solução de problemas - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instrutores ressaltam que especialização com Case IH favorece solução de problemas

24/02/2023 - 13h00
Forma
Instrutores do Senai MT em Rondonópolis com Case IH

Os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) ressaltam que as especializações com as máquinas da Case IH promovidas pela marca favorece na solução de problemas na ponta. Os profissionais ainda destacam que tanto para os clientes finais, os produtores, a resolução contribui diretamente no dia a dia e para os alunos que farão os cursos, o domínio sobre as especificidades dos equipamentos eleva o nível de aprendizado.

Três instrutores da instituição, João Ariano, Weverton Cândido e Gilson Almeida, foram para Curitiba na última semana para aprender as melhores técnicas do trato Puma, detalhes que fazem parte do trator como eixo dianteiro, traseiro, caixa e tração e tomada de força. A formação na CNH Industrial, detentora da marca Case IH, realizou uma formação voltada para o conhecimento do produto com tudo que os instrutores têm direito: desmontagem, montagem e diagnóstico.

Além dos instrutores do Senai MT, o treinamento finalizado em Rondonópolis nesta sexta-feira (24.02), foi realizado em conjunto com os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A formação deste primeiro ciclo foi sobre o Pulverizador Patriot 350 da Case IH para capacitar os instrutores com foco na tecnologia da fabricante.

De acordo com Thiago Aurélio, instrutor participante da formação em Rondonópolis, a marca tem forte atuação no Brasil e essa é uma oportunidade de ter contato com as máquinas que estão sendo utilizadas no mercado de trabalho e formar pessoas capazes de minimizar os gargalos.

"As tecnologias da Case IH ajuda muito a entregar um padrão de qualidade para os trabalhadores mais coerente com a realidade, mais alinhado com as tecnologias que tem na máquina e ajuda a entregar uma profissionais mais qualificados que atualmente é deficiente no nosso estado. Vamos entregar profissioinais mais capacitados para o mercado",  reforça Thiago. 

Os cursos não têm custos para os profissionais e compreendem a trilha de formação para transferência de conhecimento para os alunos, da sociedade geral, dos conteúdos teóricos e práticos para a pilotagem das máquinas, uso de implementos e manutenções básicas.

Parceria com a Case IH

Firmada em 2022, a parceria entre as instituições visa promover a capacitação profissional de jovens e adultos de Mato Grosso e por isso, ocorre de forma robusta entre a Case IH, Senai MT e Senar-MT. Nesta primeira etapa do projeto, serão oferecidas mais de 30 mil certificações em cursos e formações técnicas em operação e manutenção de máquinas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, além de especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica para Menor Aprendiz, em cinco cidades mato-grossenses: Rondonópolis, Sapezal, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Barra de Bugres.

Nas unidades do Senai nos municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Barra de Bugres serão ofertadas vagas para Jovem Aprendiz em nível técnico com duração de dois anos, além de formações em Manutenção de Máquinas Agrícolas, que pode variar de 120 a 240 horas. O Senai disponibilizará unidades móveis que vão oferecer os mesmos cursos em outras cidades do estado.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940