Aprendizagem contribui para a entrada de jovens no mercado de trabalho em Aripuanã - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Aprendizagem contribui para a entrada de jovens no mercado de trabalho em Aripuanã

27/02/2023 - 17h25
nexa
A parte teórica dos cursos é executada pelo Senai MT 

Os programas de aprendizagem são oportunidades de inserção no mercado de trabalho para muitos jovens de 14 a 24 anos. Em Aripuanã, a Nexa está possibilitando a primeira experiência profissional para 28 jovens moradores do município. Os participantes possuem vínculo empregatício com a empresa e conciliam o trabalho com aulas teóricas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT).

A chegada da mineração em Aripuanã representa novas oportunidades para a juventude local. A maioria dos participantes nasceu no munícipio e, agora, consegue visualizar chances maiores e melhores de crescimento profissional na cidade. “Já conhecia a empresa, mas não tinha expectativa de trabalhar aqui. Quando vi a inscrição do programa no Senai, resolvi tentar e deu certo”, relata Isabela Balieiro, de 20 anos.

“Nasci aqui e nos últimos anos já ouvia falar da possibilidade da vinda de uma mineradora para cá. Com a chegada da Nexa, vi o crescimento da cidade, busquei mais informações em relação à mineração e, vendo agora o funcionamento na prática, sei que é um setor que quero continuar atuando”, comenta o jovem aprendiz Ronaldo Amorim, também de 20 anos.

Entre os participantes, também encontramos jovens que chegaram ao município nos últimos anos com a família, seja atraídos pelas oportunidades de trabalho ou pelo crescimento econômico da região. “Eu vim do Pará com meus pais. Eles vieram trabalhar na mineração, mas eu nunca tive contato direto com o trabalho deles. Aproveitei a oportunidade do programa para vivenciar essa experiência e estou gostando”, garante Maria Nascimento, de 20 anos.

Claúdia Dambroso, de 19 anos, já visitava Aripuanã desde criança. Há dois anos, mudou-se com a família do Paraná para o município. “A família da minha mãe é daqui, visitava sempre a cidade e vimos as mudanças acontecendo. Meus pais não trabalham na mineração, mas eu vi a oportunidade de conhecer mais e aprender”, comenta a jovem.

“O Programa de Aprendizagem da Nexa foi estruturado pensando no desenvolvimento técnico, pessoal e profissional desses jovens. O objetivo é promover a inserção qualificada no mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de crescimento profissional”, ressalta Nayara Oliveira de Abreu, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Nexa em Aripuanã.

Aprendizes já iniciaram atividades práticas

Em janeiro, os 14 aprendizes da segunda turma de Tecnologia da Informação iniciaram as atividades práticas após a conclusão das aulas teóricas no Senai. A turma entrou no programa de aprendizagem em março de 2022. Agora, os jovens serão supervisionados no trabalho dentro do Projeto Aripuanã.

Quem também iniciou as atividades práticas foi a primeira turma do Programa de Aprendizagem Técnica. Nessa modalidade, os aprendizes possuem a carga horária dividida entre aulas e práticas na unidade. Iniciado em novembro de 2022, o programa certificará os concluintes como Técnicos em Mineração.

Programas de Aprendizagem

Regulamentados pela Lei 10.097/2000, os programas de aprendizagem são voltados para jovens com idade entre 14 e 24 anos. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem aprendiz deve receber capacitação, combinando formação teórica e prática.

As empresas, em parceria com instituições formadoras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), podem desenvolver programas específicos para o ramo de atuação e conectar com programas de recrutamento, treinamento e seleção para cargos efetivos na empresa.

De acordo com a pesquisa da consultoria especializada H&P, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, divulgada em 2022, egressos de programas de aprendizagem têm maior percentual de inserção em empresas maiores (com 250 ou mais funcionários), superando em até 10% jovens não participantes.

Texto: Assessoria Nexa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940