In.Pulse: programa inovador para formação de instrutores para o Senai MT é iniciado - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

In.Pulse: programa inovador para formação de instrutores para o Senai MT é iniciado

06/03/2023 - 18h37
senai
Entre mil inscritos, 30 pessoas foram selecionadas e começaram
nesta semana a imersão em Cuiabá - Foto: Assessoria
 

Criado para desenvolver jovens para atuarem como instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), o programa In.Pulse 4.0 teve início neste domingo (05.03), em Cuiabá. Entre os mais de mil inscritos, foram selecionados 30 recém-formados na área de exatas para participarem do programa de instrutores trainee na instituição.  

Os selecionados para o In.Pulse 4.0 foram recepcionados na capital para o evento de onboarding, com programação intensa de palestras sobre o projeto, vivências com a equipe de Gente e Gestão, bate-papo com os gestores das instituições, além de visitação às instalações da Fatec Senai e do Senai de Várzea Grande com o bloco dedicado à agroindústria. 

O In.Pulse 4.0 tem o foco de desenvolver a carreira dos profissionais dentro da metodologia Senai para que possam atuar como instrutores da instituição. Ao longo de seis meses os bolsistas terão atividades práticas nas indústrias, na sala de aula, além de uma especialização em Metodologias Educacionais e Tecnologias Industriais pela Fatec Senai.  

“Nós construímos esse programa de trainee para que os selecionados tenham oportunidade de serem formados com a metodologia Senai de educação e as tecnologias da indústria 4.0. Ao término os bolsistas poderão participar dos processos seletivos de instrutores do Senai MT e integrar o quadro de profissionais da instituição. É uma prática inovadora que tem o objetivo de impulsionar talentos e desenvolver carreiras para a indústria”, avalia o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini. 

senai
São recém-formados na área de exatas que participarão de um programa
de instrutores trainee no Senai MT - Foto: Assessoria 

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) por meio do programa “Inova Talentos”, que promove o desenvolvimento de pessoas na educação profissional no Brasil. A superintendente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do IEL, Fernanda Campos, reforça que é uma oportunidade única para os recém-formados conseguirem uma boa colocação no mercado de trabalho. 

“Primeiro eu quero agradecer vocês por se inscreverem, foi uma grande batalha, mais de mil inscritos e vocês foram selecionados para estarem aqui. A partir de agora serão seis meses de projeto, de trabalho, dedicação, empenho e comprometimento. Vocês terão a oportunidade de acessar as melhores ferramentas e eu tenho certeza de que vocês crescerão muito nesta instituição”, completa. 

Oportunidades para jovens talentos 

Samuel da Silva tem 25 anos, é recém-formado em engenharia mecânica, viajou mais de 1.150 quilometros desde a cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, para participar do In.Pulse 4.0. Mesmo após viajar dias de ônibus, o estudante se apresentou para os colegas com entusiasmo para o desenvolvimento profissional que o programa proporcionará. 

“A expectativa é conseguir aplicar na prática a engenharia que eu estudei. Além de me desenvolver profissionalmente, eu quero passar isso para meus futuros alunos como instrutor do Senai”, disse. 

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940