Turma de Gestão da Produção Industrial da Fatec Senai realiza visita na Energisa - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Turma de Gestão da Produção Industrial da Fatec Senai realiza visita na Energisa

09/05/2023 - 12h46
turma gpi
Estudantes de GPI durante visita técnica na empresa Energisa

A turma da graduação tecnológica de Gestão da Produção Industrial (GPI) da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai), unidade do Distrito Industrial em Cuiabá, realizou uma visita técnica na empresa Energisa. O objetivo da iniciativa é para que os estudantes conheçam a aplicabilidade das ferramentas lean manufacturing.

Na avaliação da coordenadora do eixo tecnológico da Fatec Senai, Rosicley de Siqueira, a prática de visitas técnicas contribui para o aprendizado dos estudantes. O diferencial do ensino proposto pela instituição é justamente aproximar o ambiente e a vivência profissional para os alunos, ao longo do curso.

“A iniciativa tem como objetivo aproximar a teoria e a prática dentro da metodologia de ensino proposta. A ação foi organizada pela professora Fábia Aires, engenheira de produção, que trabalha as disciplinas voltadas para a área de gestão industrial”, reforça Rosicley.

A filosofia do lean e seus preceitos de melhoria contínua, redução de desperdício, qualidade do produto e produção no tempo certo. A ferramenta lean é fundamentada nos pilares da reorganização dos processos, do engajamento das pessoas e de nunca parar de procurar o que pode ser aperfeiçoado. 

Paulo Teixeira Lopes, aluno de GPI, evidenciou que a visita técnica é importante porque oportuniza aos estudantes verem como funciona o sistema de gestão de estoque, almoxarifado e demais setores da concessionaria de energia.

“Ficamos impressionados com a limpeza e organização todo o processo de gestão, desde o recebimento de mercadoria até a conferência final no armazenamento das mesas em seus devidos lugares. Com essas mudanças, eles obtiveram uma redução expressiva no custo. Mas tudo isso só foi possível com a com a mudança de cultura, começando desde a diretoria até a equipe”, completa.

Gestão da Produção Industrial

O curso superior de tecnologia em GPI da Fatec Senai é ideal para quem deseja trabalhar na indústria, nos setores de planejamento, desenvolvimento de projetos, gestão de fluxos de materiais, layouts, linhas de produção e assistência técnica.

A graduação tem duração de três anos e possibilita o profissional conhecer a logística de movimentação do produto na indústria, aprender a avaliar e otimizar fluxos de materiais, layouts e linhas de produção, assim como as técnicas de informação para gestão e controle da manufatura e a realização de vistoria, perícia com laudo e parecer técnico.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3612-1724, pelo whatsApp (65) 99806-3806 ou pelo site www.fatecsenai.com.br.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940