Programa conecta desafios de agroindústrias de MT com soluções inovadoras de startups - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Programa conecta desafios de agroindústrias de MT com soluções inovadoras de startups

24/05/2023 - 11h00
chamada inovação
Agro.Ind é uma iniciativa do Senai MT em parceria com o Senai ES

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), por meio do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), lançou nesta terça-feira (23.05), o 1º Programa de inovação aberta agroindustrial de Mato Grosso. A chamada ocorre em parceria com o Senai do Espírito Santo (ES), Findeslab, com o recém-inaugurado Senai Hub de MT.

A chamada de inovação é considerada aberta por possibilitar que startups enviem propostas de soluções para os desafios das agroindústrias participantes do edital. As melhores ideias serão selecionadas pela comissão organizadora e as startups ganharão um recurso de R$ 60.000,00 por projeto, para aplicação de provas de conceitos e acompanhamento personalizado com a equipe de consultoria do Senai Hub.

Adriano Teixeira, gerente administrativo da empresa madeireira TRC, a oportunidade da chamada de inovação é conseguir resolver os três principais desafios da agroindústria, sendo o maior deles a logística para exportação dos produtos.

“Trouxemos os nossos três principais desafios para serem solucionados. Custo logístico, em razão de 50% do que a gente fatura ir para a logística, o resíduo que sobra na floresta porque levamos 20 anos para essas árvores chegarem à maturidade delas e queremos agregar algum produto mais nobre por meio desse resíduo e a formação de lotes de madeiras, que temos que medir tora a tora para enviar para exportação

chamada inovação aberta IST
A chamada conta com a participação das empresas:  Agro Amazônia,
Âmbios Fertilizantes, Barralcool, Fiagril,  Novo Milênio, TRC e Root BR 

Na avaliação do Lucas Ribeiro, gerente de comunicação e marketing da Âmbios Fertilizantes, pertencente a holding Natter, a empresa já possui o diferencial de realizar as visitas técnicas aos possíveis clientes, mas possuem o desafio de contato com esses possíveis clientes, porque é preciso fazer o acompanhamento até que essa venda seja finalizada.

“Então seja através de um aplicativo, ou por uma programação de venda que o cliente possa acompanhar a entrega do produto e nesse caminho que nós entendemos precisar de inovação para estar mais próximo do cliente”, conta.

De acordo com o diretor regional o Senai MT, Carlos Braguini, a chamada de inovação aberta contribui com o progresso da indústria mato-grossense, além de contribuir com a produtividade das empresas participantes.

“Cada empresa escolheu três desafios, na verdade, problemas que precisam ser superados. E não são problemas simples, são dificuldades que ainda não possuem solução no mercado e, portanto, precisa de alguém para inovar. E esse alguém é o Senai que conecta com uma rede de institutos no país, conecta com startups que ao avaliar os problemas que as agroindústrias cadastraram vão criar soluções viáveis para serem implantadas”, reforça.

Cerca de 40% dos projetos de inovação que são operados pelo IST MT são realizados com agroindústrias mato-grossenses. Atualmente, o estado conta com mais de 60 mil empresas voltadas para o setor agroindustrial, que de acordo com uma estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2022, tiveram o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) superior a R$ 224 bilhões.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, pontuou a relevância da chamada de inovação para o estado por colaborar na resolução de gargalos que as agroindústrias enfrentam. “Nossa missão é conectar pessoas, buscar soluções e aumentar a competitividade das indústrias. O Instituto Senai de Tecnologia está preparado para ajudar as empresas, conectando desafios e soluções, apoiando empresas e os empreendedores em todo o processo de inovação”, pontua.

Senai Hub

É um ambiente de conexão entre o setor industrial, a rede de institutos Senai, instituições de ensino, setor público e a sociedade, para a promoção de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), utilizando nossa infraestrutura, serviços de consultoria e pesquisa aplicada.

Uma das formas de atuação do Senai Hub é apoiar as indústrias e os empreendedores no processo de inovação e no desenvolvimento das soluções aos seus desafios.

Habitat Senai

O Habitat Senai é um ambiente planejado para transformar ideias em projetos com soluções que atendam às demandas da indústria. O habitat Senai auxilia as indústrias a se conectarem com os melhores projetos de inovação do mercado.

Confira a matéria:

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940