Senai MT tem 18 projetos selecionados na XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT tem 18 projetos selecionados na XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

11/10/2023 - 17h48
mostra mecti

Dezoito projetos elaborados pelos alunos de sete unidades escolares do Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senai MT) foram selecionados para serem expostos, de forma presencial e virtual, na XV Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, que será realizada de 16 a 18 de outubro, na Fatec Senai de Cuiabá, localizada na avenida XV de Novembro.

Os estudantes concorreram na categoria de Ensino Médio e Técnico, com jovens que fazem o Novo Ensino Médio com o Senai, e os projetos foram submetidos nas categorias de Engenharias e Economia Criativa. Os 18 projetos selecionados são das unidades escolares de Alta Floresta, Aripuanã, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop.

“O Senai fomenta a inovação em todos os âmbitos e com isso promove o interesse pelo assunto e faz com que os alunos se sintam motivados em participar de Mostras como esta, assim a educação do Senai incentiva a inovação no empreendedorismo e a inovação tecnológica em Mato Grosso”, reforça o gerente de Tecnologias Educacionais, Valvite Junior.

A XV Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso está em sua 15ª edição e é direcionada a estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e alunos do ensino técnico e profissionalizante, que serão premiados pelos melhores trabalhos apresentados. Um dos principais objetivos do evento é reconhecer e incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica dentro das escolas.

Confira os projetos selecionados na modalidade presencial:

mostra mecti

1- Bio Evolution – Senai Cuiabá, unidade Distrito Industrial, com o aluno Lucas Alexandre Santana Ferreira e o instrutor Thiago Keppe, na categoria de Engenharias.

2- Aqua-Radar – Senai Cuiabá, unidade Distrito Industrial, com a aluna Cristina Soares da Costa e o instrutor Thiago Keppe, na categoria de Engenharias.

3- Projeto de desenvolvimento de motor e esteira transportadora movido a calor e energia Solar – Senai Lucas do Rio Verde com a aluna Ana Elane Martins da Silva e o instrutor Gilson Santos na categoria de engenharias.

4- Inova Project com controle de qualidade de copos – Senai Sinop com o estudante Miguel Farias Passos e o instrutor Américo Koji Tanji Junior na categoria de engenharias.

5- Travessia Mais Segura – Senai Nova Mutum com o estudante Ytallo Almeida Arce e o instrutor Luiz Cláudio dos Anjos Oliveira Junior na categoria de engenharias.

6- Water Control – Senai Alta Floresta e Colégio Militar Dom Pedro com o aluno Wesley Mello Bonfin e instruor Machsuel Francisco Raymundo na categoria de engenharias.

7- Trilha do Conhecimento – Senai Lucas do Rio Verde com o aluno Douglas Deodato Ferreira Barroso e a instrutora Daiane Alves Cardoso na categoria de economia criativa.

8- EcoCriative – Senai Cáceres com aluno Leonardo de Queiróz Cândido e o instrutor Vinicius Ladeia Lara na categoria de economia criativa.

9- Robô para realização de solca – Senai Lucas do Rio Verde com o estudante Derik Kayk Nascimento Marques e o instrutor Gilson Santos na categoria engenharias.

10- Movin Heater - Senai Alta Floresta e Colégio Militar Dom Pedro com o aluno Wellington Lucas Aanda de Oliveira e o instrutor Machsuel Francisco Raymnd na categoria engenharias.

Confira os projetos selecionados na modalidade online:

1- Solução para perdas na colheita de milho – Senai Aripuanã com o aluno Pablo Henrique Sergio e o instrutor Inácio Mendonca Soares Filho na categoria de engenharias.

2- Sementeira composta biodegradável – Senai Aripuanã com o aluno Daniel Siqueira Vicente e o instrutor Vanderlei de Almeida Oliveira na categoria de economia criativa.

3- Revestiverde – Senai Cáceres com a aluna Emilly Cristine Duarte Santana e o instutor Vinicius Ladeia Lara na categoria de economia criativa.

4- EnviroCycle – Senai Lucas do Rio Verde com captação filtração e transporte de óleo de fritura usado com a aluna Vitória Poliana Costa Soares e o instrutor Gilson Justino Ferreira dos Santos na categoria de economia criativa

5- Artes em Sobras – Senai Alta Floresta e o Colégio Militar Dom Pedro com o aluno Leonardo Dias Siqueira e o instrutor Macshuel Francisco Raymundo na categoria de economia criativa.

6- Lixeira inteligente sustentável Lis Sustentec – Senai Lucas do Rio Verde com a aluna Vitória Poliana Costa Soares e o instrutor Thiago Zierse Ananias Nascimento na categoria de economia criativa.

7- Smart Helmet – Senai Sinop com o aluno Senastião Firmino Bezerra Neto e o instrutor Américo Koji Tanji Junior na categoria de engenharias.

8- Sistema de reflorestamento com auxílio de drone – Senai Aripuanã com o aluno Luis Eduardo Souza da Silva e o instrutor Leandro Rios Leão na categoria de engenharias.

Premiação Especial

mostra mecti

Durante o evento, os trabalhos serão avaliados para definição dos estudantes vencedores da edição. Neste ano, 30 trabalhos serão escolhidos como finalistas, sendo que em cada categoria serão selecionados: um projeto do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, 10 do Ensino Médio e um Ensino Técnico.

Os nove projetos com melhor pontuação (1º lugar), do Ensino Fundamental, Ensino médio e Ensino Técnico em cada categoria, terão como premiação 01 (um) Smartphone para cada aluno.

Os dois projetos das categorias Ensino médio e/ou Médio Técnico com maior pontuação na avaliação e o ganhador do prêmio Farmun serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia organizada pela Universidade de São Paulo.

Já os 20 projetos do 1º e 2º ano do Ensino Médio melhor selecionados na avaliação serão premiados com 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), com duração de até 12 meses.

O Instituto Farmun irá premiar com um notebook o projeto mais pontuado na XV MECTI, com a temática “Agro” (reflorestamento, economia da água, pecuária sustentável, tecnologia, entre outros), inscrito em qualquer uma das categorias. Além disso, os estudantes e professores dos projetos selecionados como finalistas receberão certificados de participação.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940