Consultores do Instituto Senai percorrem 18 cidades para atender indústrias do Base Segura - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Consultores do Instituto Senai percorrem 18 cidades para atender indústrias do Base Segura

09/11/2023 - 15h00
base segura

Os consultores do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) estão percorrendo municípios do norte do estado em atendimento do Base Segura, projeto do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT). A atuação do IST MT se dá com assessorias e consultorias sobre a Norma Regulamentadora (NR) 12 de apreciação de risco. O Base Segura tem objetivo de evoluir na gestão da Saúde e Segurança no Trabalho no setor de base florestal no estado.

“O escopo do trabalho do Instituto envolve visita para coleta de dados com entregas importantes como plano de ação com orientações para adequações, além de instruções operacionais das máquinas e equipamentos. São ações que tem objeto de resguardar as indústrias de interdições, multas, além da proteção a saúde e segurança dos trabalhadores”, pontua o engenheiro coordenador técnico do IST, Robson Geriminiano.

Até o momento, os consultores já visitaram 135 indústrias dos 140 contratos assinados para coleta de dados iniciais. Na última semana estiveram em 18 municípios como Brasnorte, Aripuanã, Nova Maringá, Colniza, Guariba, Itanhangá, Sinop, Juara, Juína, Alta Floresta, Cotriguaçu, São José do Rio Claro, Colniza, Cotriguaçu, Tapurah, Nova Monte Verde, Marcelândia e Nova Bandeirantes.

base segura
Robson, consultor do IST,  Zico, proprietário da Zico Madeiras  de
Sinop, Felipe Antoniolli, presidente do Sindusmad, Tuka  Martins,
gerente do IST,  Rômulo, engenheiro do Sesi e Geovani do Sesi

A gerente do IST MT, Tuka Martins, reforça que o atendimento é minucioso e garante execução correta das adequações. “Estamos com uma equipe muito criteriosa, são consultores experientes, com isso conseguimos entregar um trabalho eficaz para as indústrias e de acordo com todo o projeto desenvolvido pelo Sesi”, pontua.

Além do plano de ação com adequações e instruções operacionais das máquinas e equipamentos, estão entre os entregáveis do trabalho do IST: manuais originais reconstruídos das máquinas e equipamentos da madeireira, checklist do trabalho executado, livro de registro de manutenções realizadas nas máquinas e equipamentos, além do documento legal a ser entregue à auditorias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Base Segura

O projeto Base Segura foi lançado pelo Sistema Fiemt em maio deste ano, por meio do Sesi MT, para executar ações em oito NRs, tais como gerenciamento de riscos ocupacionais e prevenção em SST (NR 1), comissão interna de prevenção de acidentes (NR 5), equipamento de proteção individual (NR 6), programa de controle médico de saúde ocupacional (NR 7), edificações (NR 12), condições de trabalho e conforto nos locais de trabalho (NR 24) e sinalização de segurança (NR 26).

base segura

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, explica que o Base Segura surgiu pela necessidade do setor de base florestal realizar adequações à legislação de saúde e segurança no trabalho. “Após a construção do diagnóstico de SST com levamento dos principais desafios setor, elaboramos o projeto e colocamos a disposição mais de 30 profissionais para de fato solucionar as questões do setor”, disse.

A iniciativa tem o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e dos oito sindicados ligados à base florestal de Mato Grosso: Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte do Estado do Mato Grosso (Simenorte), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Base Florestal do Estado de Mato Grosso (Sindiflora), Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte).

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940