Mais de 4,4 mil alunos iniciam o Novo Ensino Médio com Senai MT em 2024 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Mais de 4,4 mil alunos iniciam o Novo Ensino Médio com Senai MT em 2024

07/02/2024 - 15h34
volta às aulas
Aluna do 1º ano do Ensino Médio, Roberta Garcia

Com 18 formações técnicas profissionais, mais de 4.400 estudantes de 104 escolas públicas estaduais iniciaram a jornada de aprendizado técnico com o Novo Ensino Médio no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT). Ao todo são atendidas 315 turmas por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

Iniciando o Novo Ensino Médio neste ano, Roberta Garcia, conta que gostou do que viu até agora e está animada para iniciar o curso de mecatrônica. A aluna de 15 anos está lotada na Escola Estadual Porfiria Paula De Campos e terá aulas na unidade do Senai Várzea Grande. “Estou bem animada, quero aprender muita coisa para ter experiência e arrumar um trabalho numa empresa. Achei os laboratórios muito legais e estou bem interessada no que tem de novidade para este ano”, relata.

volta às aulas
Aluna Lorena Madalena e instrutor Vinicius Franco

O instrutor de mecânica de máquinas pesadas, Vinicius Franco, fez uma fala para os estudantes na unidade do Senai em Várzea Grande sobre as muitas oportunidades que a instituição proporciona para os jovens que se dedicam. O professor mentora uma aluna de aprendizagem técnica que está em preparação para participar da World Skills, competição internacional de educação profissional, marcada para ocorrer em setembro na França.

“Aqui os alunos vão aprender uma profissão e a maior parte deles terão o primeiro contato com o mundo profissional pela primeira vez. Com o curso técnico as possibilidades de inserção no mercado de trabalho são mais altas e ter uma qualificação do Senai traz muito peso para o currículo pelo reconhecimento da instituição pelas empresas no mercado de trabalho”, reforça.

volta às aulas
AlunoJesus Cedeno, de 18 anos, do 3º ano

Com a expansão na oferta de serviços, atualmente o Senai possui alunos distribuídos em 18 cidades, que no total contabilizam 8.642 jovens em todo o estado desde o início da parceria com a Seduc-MT. As aulas tiveram início nesta semana e além da Formação Geral Básica (FFB), os alunos puderam eleger dentro do itinerário de formação técnica profissional cursos como mecânica, logística e design gráfico, entre outros.

Jesus Cedeno, de 18 anos, está no 3º ano do Novo Ensino Médio. O aluno é venezuelano, está no curso de Mecatrônica na unidade do Senai de Várzea Grande, e conta que o ensino surpreendeu. “Eu gosto muito de estudar aqui no Senai, no ensino técnico. Os professores são ótimos e eu adoro as aulas. Estou sempre me forçando a apender mais no Senai lab e estou muito animado para este ano porque vamos entrar na parte mais prática”, conta.

volta às aulas
Turmas de 2024 do Novo Ensino Médio

De acordo com a gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira, o Novo Ensino Médio tem como objetivo preparar os alunos de forma mais abrangente, levando em consideração as habilidades técnicas adquiridas por meio da formação técnica integrada, formando esses jovens para as oportunidades em um mercado de trabalho tão competitivo.

“A atuação do Senai MT coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem e com a integração de disciplinas como a formação técnico-profissional, estamos preparando nossos jovens para serem cidadãos ativos, críticos e bem-sucedidos em suas carreiras e na vida", reforça.

Os cursos ofertados pelo Senai são: mecatrônica, desenvolvimento de sistemas, manutenção e suporte em informática, automação industrial, logística, eletrônica, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, mineração, programação de jogos digitais, design gráfico, segurança do trabalho, redes de computadores, mecânica, química, administração e edificações.

Texto: Amanda Simeone

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940