Agrotech: equipe do Senai VG leva inspiração do agronegócio para competição nacional de robótica
Se Mato Grosso pudesse ser definido por uma palavra, agronegócio seria uma das primeiras a ser lembrada. E foi justamente o agronegócio que inspirou a equipe do Senai Várzea Grande, a Agrotech, na criação do robô S.A.F.R.A. III, que para além do significado já conhecido e que tem tudo a ver com o agronegócio, também significa "Superar as Falhas e Resistir Abraçados”.
Abraçados e unidos é que os dez alunos participantes do Torneio Sesi de Robótica, que acontece entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília (DF), vão buscar a melhor colocação na competição nacional. Eles competem na categoria FRC – FIRST Robotics Competition, conhecida como a olimpíada da robótica.
Daniele Cristina, Danyelle Crystina, Debora Jackeline, Dianna Leite, Gustavo Matheus, Handrey Almeida, Helio Gabriel, Ian Luiz, Miguel Lemos e Thayla Rodrigues são os nomes dos talentosos alunos do Ensino Médio que com a mentoria dos profissionais do Senai representam uma das oito equipes de Mato Grosso na competição.
O número III do nome do robô não é à toa: é a terceira vez que a Agrotech participa de uma competição nacional com a S.A.F.R.A. E vão utilizar o conhecimento adquirido nas outras duas competições para, quem sabe, vencer a etapa nacional e conquistar uma vaga no mundial, que acontece nos Estados Unidos.
Todo este trabalho recebe a mentoria e instrução dos profissionais José Marcelo, Lucas Ribeiro, Rodolfo Alves, Ítalo Carlos e Cleiton Silva. José Marcelo destaca que a preparação começou no início deste ano e o que não vai faltar para a equipe é competitividade e desejo de vencer.
“Nossa preparação começou desde o lançamento do desafio, no dia 7 de janeiro. Desde então, estamos trabalhando todos os dias para criar um robô competitivo e vencedor. Dividimos a equipe em três grandes áreas: Engenharia, Programação, Marketing e Projetos Sociais”, explicou o instrutor do Senai Várzea Grande.
Nem só de programação, eletrônica e mecânica vive esta equipe. Há também uma preocupação social estimulada pela competição e pela paixão pelos robôs. Os projetos Semeando Robótica e a competição de Tratores Movidos à Luz são exemplos de iniciativas que buscam disseminar a robótica e a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) para crianças do ensino público.
“Nosso objetivo é nutrir a paixão pela robótica nas jovens mentes e mostrar que a robótica é para todos, independente de classe social”, pontuou José Marcelo.
Quer conhecer mais sobre a equipe? Acesse @agrotech9169 no Instagram.
O evento
O Torneio Sesi de Robótica acontece dentro da programação do VI Festival Sesi de Educação, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Mais de 2 mil estudantes de todo o país participam da competição que classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Championship, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston, nos Estados Unidos.
Texto: Julia Oviedo