Hacka Agro: Alunos do Senai participam de evento que desenvolve soluções para a agroindústria
Cinco alunos da unidade do Senai Lucas do Rio Verde representaram a instituição no evento Hacka Agro, que ocorreu durante o Show Safra, de 18 a 22 de março, no município luverdense. Os alunos do Senai integram o Novo Ensino Médio, em parceria com a Seduc, e estão no 1º e 2º anos.
São eles: Daniel Gomes, Daniel Ormond, Dennyel dos Santos, Deweyne da Silva e João Maycon Dallagnol. Eles representam três escolas estaduais, sendo a Escola Tiradentes Sd PM Adriana Morais Ramos, a Escola Estadual Ângelo Nadin e a Escola Estadual Dom Bosco.
Neste ano foram selecionadas seis equipes participantes do Hacka Agro, que representaram seis cidades brasileiras. O principal objetivo do evento foi mapear problemas atuais do agronegócio regional e encontrar soluções práticas e que podem ser executadas pelas startups participantes, com a finalidade de promover benefícios para os consumidores da linha final das produções.
No caso da equipe do Senai de Lucas, o desafio foi encontrar uma solução para o armazenamento de grãos, já que este é um problema enfrentado em larga escala não só em Mato Grosso, mas em todo o país. De acordo com o aluno, Deweyne da Silva, o evento o auxiliou na descoberta de suas capacidades.
“Participar de um evento deste nível foi algo sensacional, porque se trata de um ambiente que você é estimulado a pôr sua criatividade em prática, o que demonstra que você tem capacidade para desenvolver grandes ideias em curto espaço de tempo. Este desafio promoveu muita experiência e sou muito grato por isso”, disse Deweyne.
De acordo com o gerente do Senai Lucas do Rio Verde, Thiago Viola Holz, o evento foi uma oportunidade para os jovens que tem entre 15 e 16 anos de desenvolverem habilidades que vão desde o trabalho em equipe, até o relacionamento com outras equipes e profissionais.
“Esses alunos se beneficiaram do desenvolvimento de habilidades técnicas, como: programação, desenho de produto, desenvolvimento de sites e aplicativos de celular. Além de estimular o trabalho em equipe, a criatividade na busca por soluções, a construção da confiança destes jovens e o networking”, disse Thiago.
Texto: Julia Oviedo