Coqueirinho 2.0: robô de Mato Grosso ganha atualizações e opera no mundial com sistema swerve
Chamado de Coqueirinho, o robô da equipe do Senai Mato Grosso, Canintech, recebeu atualizações para participar do Campeonato Mundial de Robótica, realizado em Houston, nos Estados Unidos. A nova versão do robô foi estreada pelo time nesta quinta-feira (18.04) na arena Newton, um dos oito espaços de disputa da categoria First Robotics Competition (FRC).
Inspirado nos robôs das equipes mato-grossenses Agrotech, do Senai em Várzea Grande, e Agrobot, do Senai em Rondonópolis, o robô do time sinopense passou a ter uma versão 2.0 para cumprir as missões na atenda. Além da programação para funcionamento do autônomo e teleoperado, período em que o dispositivo executa tarefas “sozinho”, os estudantes pilotam o robô na arena para coletar e disparar notas no altofalante e depositar no amplificador, localizado na lateral da arena.
De acordo com Américo Koji, mentor da equipe Canintech na área de automação e programação, o funcionamento do robô teve uma evolução da disputa nacional e está preparado para a competição mundial. “Com a atualização, os pontos podem ser marcados com mais precisão e velocidade. Além disso, o robô está preparado para lançar as argolas de média e longa distância. O sistema de rodas foi trocado para o tipo swerve que permite a movimentação em qualquer direção”, aponta.
O instrutor do Senai, Rodolfo Otávio, mentor da equipe Agrotech, conta como a melhoria feita no robô sinopense pode facilitar na disputa. “A inovação feita permite que o robô tenha uma movimentação mais rápida e para todos os lados da arena. Essa atualização dá muitas possibilidades e opções dentro do jogo. As equipes Agrobot e Agrotech puderam testar esse novo formato em Brasília e obtiveram resultados expressivos", reforça.
A versão anterior do Coqueirinho recebeu o prêmio Industrial Design Award sponsored by General Motors, na etapa nacional durante o Torneio Sesi de Robótica, realizado em Brasília no mês de março, que homenageia a equipe que demonstra princípios de design industrial, alcançando um equilíbrio entre forma, função e estética.
Competição mundial
Estreante na competição nacional, a Canintech, garantiu uma das seis vagas para o campeonato mundial que acontece entre os dias 17 e 20 de abril em Houston, nos Estados Unidos, na modalidade FIRST Robotic Competition (FRC). O time 9602 do Senai Mato Grosso é composto por alunos do ensino médio, em parceria com a Seduc-MT, no município de Sinop.
Mato Grosso é um dos 10 estados que compõem a delegação brasileira na competição mundial, a maior de todas nos últimos 24 anos. Ao todo 144 competidores de 9 a 18 anos, de escolas públicas e particulares de 10estados (AL, GO, MA, MG,MT, RJ, PR, RS, SC, SP). Eles vão acompanhados de 54 técnicos e mentores, que também compõem a delegação
Entenda a categoria
FIRST Robotics Competition (FRC) é a modalidade mais complexa envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55 kg e 1,5 metro de altura. Os robôs também têm que cumprir tarefas, mas aqui a arena é maior, do tamanho de uma quadra de vôlei. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.
Texto: Amanda Simeone