Instrutores do Senai MT têm formação com especialista em Tecnologias Educacionais - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Instrutores do Senai MT têm formação com especialista em Tecnologias Educacionais

08/07/2024 - 13h49
Formação dos docentes que ocorreu nesta segunda-feira em Cuiabá
Formação dos docentes que ocorreu nesta segunda-feira
em Cuiabá

Cerca de 100 instrutores da Regional Sul do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) estiveram presentes em um dia de imersão com foco em Metodologias Ativas e Tecnologias, ministrado pelo professor Doutor em Educação e Mestre em Tecnologias Emergentes, José Motta.

A formação integra um programa de desenvolvimento docente promovido pelo Senai MT, que está em sua primeira fase, que busca explorar o desenvolvimento de competências em metodologias ativas e inovação na prática docente, nomeado Docente 5.0.

"O Docente 5.0 é o profissional educador que soma seu conhecimento às novas oportunidades deste momento de grandes transformações, conectado e atento às transformações digitais em constante evolução. Este novo perfil de docente está preparado para lidar com as complexidades trazidas pelas tecnologias que surgem e se aprimoram constantemente, a exemplo da inteligência artificial e ferramentas tecnológicas que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem dos alunos", explicou a gerente de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira.

Professor José Motta é o palestrante do evento que ocorre em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop nesta semana
Professor José Motta é o palestrante do evento que
ocorre em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop nesta semana

Conhecido nacionalmente por sua atuação dentro e fora das salas de aula, o professor José Motta propôs um total de cinco workshops ligados à aprendizagem ativa para que, segundo ele, o professor possa ressignificar suas aulas e prática docente por meio de uma mudança de comportamento, alcançando o chamado Docente 5.0.

“A partir dessa formação é possível estruturar algo que eu chamo de caixa de ferramentas do professor, onde ele levará consigo a estratégia do pensar e

compartilhar, as estratégias didáticas assimétricas, a sala de aula quebra-cabeças, a aprendizagem baseada em times, a gamificação e a aprendizagem baseada em recuperação também. Então é um combo de diversas metodologias para que ele, diante da turma e do curso dele, do perfil dos alunos, possa escolher e adaptar aquilo que for necessário”, explicou o professor Motta.

A primeira fase do programa de desenvolvimento docente vai ocorrer em Cuiabá ao longo desta segunda-feira (08.07), em Rondonópolis na quarta-feira (10.07) e em Sinop na sexta-feira (12.07). Jocely ainda pontua que o programa também contará com outras fases de capacitação dos profissionais da educação do Senai MT ao longo do ano.

“Teremos outros desdobramentos durante o ano que também vão seguir esse mesmo objetivo, que é trabalhar a capacitação desse docente no que há de melhores metodologias e ferramentas dentro do universo do ensino e aprendizado”, pontuou Jocely.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940