Quatro equipes mato-grossenses competem no Festival Internacional de Robótica no Rio de Janeiro - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Quatro equipes mato-grossenses competem no Festival Internacional de Robótica no Rio de Janeiro

19/05/2023 - 15h21
Tucaré
Agrobot foi destaque no festival nacional realizado
e também representou o estado no torneio nos EUA

O Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) anunciou nesta sexta-feira (19), em live no Instagram Sou Robótica, as equipes brasileiras que irão competir no Festival Internacional Sesi de Robótica, o Robotics International Off-Season Brazil 2023, que ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Mato Grosso marca presença no evento com três equipes, nas modalidades F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC). 

O time Tucaré composto pelos alunos das unidades do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande do novo ensino médio Carina Silva, Smithy Freitas, Luiz Arthur Arruda, Rafael Lima Macedo, Breno Fachinello e Gustavo Braguini, além dos técnicos Mara Farias, Carlos Juliani e Solange Jesuíta, é o representante mato-grossense da categoria F1 in Schools.

Esta é mais uma conquista da escuderia que também foi selecionada para participar do mundial que será realizado entre os dias 16 e 19 de junho, no Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Jovens mato-grossenses disputam prêmio da F1 in Schools em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

Formada por alunos do novo ensino médio Sesi e Senai Várzea, a Dumonters,  compete na modalidade FTC. Fazem parte do time: Murilo Ribeiro, Isadora Silva, Pedro Rodrigues, Julia Almeida, Stéfanie Corrêa, Ryan Juliani, Juliano Duarte, Caroline Goes e Aline Martins. Os técnicos Carlos Juliani e Wesley Sarati.

Dumonters
Equipe do Sesi VG, Dumnters compete na categoria FTC

Já na FRC, as equipes selecionadas são a Agrobot, do Senai Rondonópolis, e a Agrotech, do Senai Várzea Grande.
A primeira é composta pelos estudantes Luiz Felipe S. de Souza, Kettly Vitória Rodrigues Bizerra, João Vitor Silva Almeida, João Pedro Pistore e Letícia Campos de Freitas. O grupo conta os mentores José Eduardo Valério, Assunção, Thiago Carvalho e Diego Andrade, mentor e responsável pela FRC no estado de Mato Grosso, e a gerente do Senai Rondonópolis, Ana Carolina Bononi. 

Equipe do Sesi VG conquista prêmio em festival de robótica na categoria FTC

A Agrobot foi destaque no festival nacional realizado em março e também representou o estado no torneio Internacional de Robótica FIRST Championship, maior competição de robótica educacional do mundo, realizado nos dias 17 a 22 de abril, em Houston, nos Estados Unidos.

A Agrotech, composta pelos estudantes José Henrique Cardoso, Matheus Amorim, Marcos Neves, Marcos Lopes, Lara Loyola e Fagner Arruda e carrega o orgulho da vocação ao agronegócio de Mato Grosso, disputa com a Safra, a robô de 32kg. Eles contam com mentoria dos instrutores Cleiton Amaro na área de eletricidade e programação e Rodolfo Alves na área mecânica,

Tucaré
A escuderia Tucaré tem se destacado nas competições 
nacional. Foto: Viiviane Saggin

Ao todo, competem no evento 20 equipes brasileiras, e cerca de 10 times internacionais, que serão revelados mais pra frente.

Senai MT faz história ao ser primeiro representante do estado no Mundial de Robótica

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, expressou entusiasmo com a seleção das equipes mato-grossenses e ressaltou a significativa oportunidade que os alunos do Sesi e Senai têm de se envolverem no mundo maker e na educação tecnológica. “A inclusão da robótica nas escolas desencadeia a criatividade dos alunos e contribui para a formação de cidadãos mais colaborativos”. Rangel destacou ainda que a iniciativa vai além da simples introdução à robótica, preparando os jovens para um futuro repleto de possibilidades.

agrotech
A Agrotech do Senai VG disputa com a Safra, a
robô de 32kg. Foto: Divulgação

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940